Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Diversas ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional, reaproveitamento de água e cuidados com o meio ambiente serão realizadas na cidade

Teve início ontem (16) a Semana Municipal da Alimentação, com solenidade de abertura realizada no auditório da Prefeitura de Londrina. A inciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e instituições parceiras. Diversas ações integrativas serão realizadas até o dia 21 deste mês, relacionadas à segurança alimentar e nutricional, reaproveitamento de água e cuidados com o meio ambiente.

O tema deste ano é “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás”. A intenção é chamar a atenção para a importância da água na alimentação e na vida das pessoas. A abertura do evento ocorreu no Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente em 16 de outubro, desde 1981. Nessa data, no ano de 1945, foi fundada, no Quebec (Canadá), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Essa instituição tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida da população, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida dos moradores da zona rural.

O vice-prefeito, João Mendonça, agradeceu a presença de todos e ressaltou que é fundamental conscientizar toda a população sobre a importância de uma boa alimentação e da água para o meio ambiente. “Nada mais oportuno do que trazer este tema no Dia Mundial da Alimentação, uma data tão importante para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, ressaltou que o tema da Semana Municipal de Alimentação é muito importante porque toda a população depende de água para viver. “Precisamos destacar a importância da água e da alimentação saudável, lembrando também da importância da coleta seletiva do lixo, de não jogar o lixo em vales, e sempre fazer a destinação correta. Nós temos crianças participando desse evento, isso é muito importante, pois as elas acabam levando para os pais os ensinamentos básicos de uma alimentação saudável”, frisou.

Durante a abertura, foram entregues medalhas, lembrancinhas e certificados de destaque a cinco estudantes da rede municipal pelo brilhante desempenho na produção de um texto dissertativo sobre o tema “Alimentação Saudável”. Cada aluno também receberá um tablet de presente, cedido pela Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento de Londrina (CTD), enquanto ação de contrapartida social. A produção de texto foi efetuada durante a 3ª avaliação de Língua Portuguesa, realizada por todos os alunos do 5º ano da rede municipal. A proposta de produção desse texto integra conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que o tema alimentação saudável está inserido no currículo da rede. “Temos o projeto Hortas Escolares sendo executado em mais de 40 escolas municipais, que é um projeto fantástico que permite que as crianças cultivem seu próprio alimento. A escola é um ambiente muito oportuno, não só para a criança que precisa daquele alimento, como também para melhorar o paladar das crianças e aumentar o repertorio de comidas por meio de uma alimentação saudável. Com relação à produção de texto feita pelos alunos, com o tema alimentação saudável, fiquei muito feliz, pois houve a participação de todos os alunos do 5º ano da rede municipal e todos estão de parabéns”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Sônia Gimenez, Mestre Madureira, os secretários municipais de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes; de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali; do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; e representando o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina, Viviane Fernandes.

Programação

A programação da semana inclui diversas atividades relacionadas à alimentação saudável, agricultura urbana, preservação ambiental e educação. As atividades serão realizadas em diferentes locais da cidade, incluindo escolas, auditórios e espaços públicos.

Dentre elas, irá ocorrer a 3ª Mostra de Hortas Escolares, uma exposição que contará com fotografias das hortas escolares do município, bem como a apresentação de uma horta geodésica construída com bambu, e exemplares de hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e condimentares cultivadas nesses espaços. A mostra ficará no hall de entrada da Prefeitura.

Haverá ainda a 2ª Mostra de Hortas Comunitárias, também no saguão principal de entrada da Prefeitura, exibindo projetos do Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana; atividades de formação para professores que desenvolvem o Projeto Hortas Escolares em suas unidades escolares; e oficinas, palestras e outras atividades. Clique aqui para ter acesso a toda programação.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.