Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em sua décima edição, o Seminário Estadual ECA será realizado em Londrina no dia 1° de setembro, com apoio da Prefeitura

Estão abertas as inscrições para o X Seminário Estadual ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente que, este ano, será realizado em Londrina com o tema “Esperançar é preciso”. O evento do dia 1° de setembro conta com apoio da Prefeitura de Londrina e pretende reunir, nos debates e atividades formativas, os principais órgãos e entidades voltados à proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link, até o dia 31 de agosto.

Conforme o integrante da organização do Seminário, Carlos Alberto Silva Xavier, esta será a primeira edição do evento a ocorrer em Londrina. Sobre o tema, Xavier explicou que foi definido por conta das demandas das crianças e adolescentes nas áreas da educação, saúde e segurança; bem como as consequências da pandemia e ameaças ao Estatuto da Criança e do Adolescente. “O ECA ainda precisa chegar a milhões de crianças e adolescentes desassistidas pelo Estado. Estamos em constante luta pela defesa desses direitos e também nos cabe contribuir para que seus sujeitos tenham acesso a eles”, apontou.

Com sede no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240), a primeira etapa da programação inicia às 8h da próxima sexta-feira (1°), com apresentações artísticas e um café comunitário. Após a cerimônia de abertura, da qual devem participar autoridades locais e estaduais, haverá palestras com Felipe Caetano da Cunha e Ana Clara Cabral, seguidas de um debate.

E no período da tarde, a grade do Seminário vai oferecer 18 oficinas, para abordar diferentes temas relacionados à infância e adolescência. Esses encontros vão ocorrer no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Os tópicos envolvem desde discussões sobre o sistema socioeducativo, Educação Infantil, violências e mortalidade infantojuvenil, até questões de gênero, relações étnico-raciais, entre outros. “As oficinas serão uma espécie de laboratório, nas quais, educadores e educandos, isto é, crianças e adolescentes, discutirão problemas e demandas pertinentes aos objetivos propostos”, complementou Xavier.

O X Seminário Estadual ECA é realizado de forma conjunta pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Sociedade (PROEX-UEL); Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Londrina; Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL); Escola Social Irmão Acácio; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria (NEPIA- UEPG); Colégio Marista de Londrina; Centro de Direitos Humanos de Londrina; Papo Reto Londrama; Defensoria Pública do Paraná; APP-Sindicato Londrina; Passos da Criança; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); e deputado federal Tadeu Veneri.

Da Prefeitura de Londrina, participam da organização as secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e Educação (SME).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.