Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresa foi escolhida para atuar em Londrina, no polo experimental que funcionará como projeto-piloto na sede da Embrapa Soja

A Sercomtel foi selecionada para operacionalizar a implantação da tecnologia 5G no município de Londrina, no polo experimental que funcionará como projeto-piloto para utilização do 5G em áreas rurais, na sede da Embrapa Soja, localizada no distrito rural da Warta, a 20 km do centro de Londrina.

O Ministério das Comunicações (MCOM) prevê que a instalação do equipamento aconteça no dia 12 de agosto. Por isso, a Sercomtel inicia imediatamente os trabalhos técnicos para a implantação do projeto. Londrina será a terceira cidade do Brasil a receber a antena de 5G. Antes dela, os municípios de Sorocaba (SP) e Rondonópolis (MT) já realizam testes com o equipamento.

O presidente da Sercomtel, Márcio Tiago Arruda, disse que se sente feliz e orgulhoso pela Sercomtel ter sido a empresa escolhida para esta implantação. Segundo ele, a expertise da empresa, tecnologia e a equipe altamente qualificada, credenciam a Sercomtel para este projeto tão inovador.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, informou que a parceira da Sercomtel, na viabilização da infraestrutura para a inserção do projeto, será a empresa Nokia. “Com certeza Londrina terá uma experiência diferenciada. É uma conquista muito grande para toda a cidade e com certeza vai fazer a diferença para o setor do agronegócio. Parabéns para o prefeito Marcelo Belinati, toda sua equipe e para a Sercomtel”, apontou.

Recentemente, Ministério das Comunicações confirmou a escolha do município de Londrina para receber o projeto-piloto da utilização da tecnologia 5G em áreas rurais. Segundo o MCOM, a cidade foi escolhida porque abriga o primeiro Polo Tecnológico do Agro, instalado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em novembro de 2019.

De acordo com a deputada federal Luísa Canziani, que articulou, junto ao Ministério, a instalação da antena 5G em Londrina, a conquista é resultado de um árduo trabalho, que confirma a vocação do município como uma cidade inovadora e preparada para o futuro.

Com esse serviço, a digitalização do agronegócio ganha força e reforça o papel do Brasil como protagonista no cenário mundial de produção de alimentos, a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção. Em entrevista para o Portal do Governo Federal, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que o 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G vai revolucionar as indústrias. Segundo ele, para o agronegócio será um avanço gigantesco, pois o 5G vai fazer o nosso agro crescer 20% a mais, em média.

A previsão é que o projeto-piloto fique ativo durante 60 dias. A antena instalada na Embraga Soja deve abranger uma área de área entre 5 e 10 km de raio. Neste período, diversos desenvolvedores e startups estarão envolvidos testando equipamentos com a tecnologia 5G, a fim de melhorar a conectividade no campo e, consequentemente, a produtividade. Além disso, o sinal 5G ficará aberto a todos os usuários da telefonia móvel que tenham um aparelho com essa tecnologia.

Até o fim deste ano devem ser inseridos 20 projetos-pilotos de 5G em todo o país e a expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham internet 5G até julho de 2022 e que todos os brasileiros tenham acesso à internet até 2028. Será feito leilão das frequências de operação da nova geração de internet móvel, para a implementação do 5G no Brasil.

A tecnologia 5G é o próximo passo evolutivo para a constante evolução da banda larga sem fio.  As redes 5G prometem uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados em menor tempo, além de um número muito maior de conexões simultâneas. A estimativa é que a tecnologia 5G seja capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.