Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entidade comemora 37º aniversário e projeta bom desempenho do setor impulsionado pela queda na taxa de juros e os lançamentos MCMV

O Sinduscon Paraná Norte completa 37 anos de atuação em prol da indústria da construção civil na região, representando mais de duas mil empresas do setor, em uma base territorial composta por 87 cidades. A entidade está continuamente atenta às tendências de mercado e movimentos econômicos com vistas a manter o desenvolvimento saudável dessa indústria.

Em Londrina, cidade sede do Sinduscon, os avanços da construção civil desde a fundação da entidade são notáveis, atualmente o segmento é responsável por cerca de 15% do PIB e gera mais de dez mil empregos diretos.

“O segmento, impulsionado pela queda gradual da taxa de juros e os investimentos do novo Minha Casa Minha Vida (MCMV), deve gerar cerca de mil novos postos de trabalho e registrar o incremento de 20% nos lançamentos. Diante desse cenário, para 2024, o Sinduscon irá ampliar as ações de capacitação e atração de mão de obra”, vislumbra a presidente do Sinduscon, Celia Catussi.

Entre as ações estão as oficinas do “Programa Você Construtor” para pessoas que desejam ingressar na área, o “Curso de Gestão Empresarial para Empreiteiros”, destinado aos prestadores de serviço, e os cursos sobre as Normas Regulamentadoras, como a NR 35 (trabalho em altura), a NR 12 (uso de máquina e equipamentos), entre outras. Em 2023 quase 250 pessoas participaram desses projetos, número que deve ser ampliado no próximo ano. Os conteúdos criados especialmente para as empresas associadas também serão destaque, como as reuniões periódicas para os departamentos de Recursos Humanos.

Tendo em vista a abertura de novas vagas e as contratações, o Sinduscon também reforçou as atividades voltadas à segurança do trabalho, com a admissão de profissionais para o Seconci – Serviço Social do Sinduscon Paraná Norte. A entidade integrante do “Sistema Sinduscon” presta atendimento médico e assistencial a mais de 3500 profissionais da construção civil.

Habitat de Inovação auxilia na obtenção de ISS tecnológico 

O Construhub-Sinduscon Paraná Norte, o habitat de inovação da entidade, tem mais de 35 startups em seu portfólio e cem profissionais conectados. As soluções desenvolvidas buscam atender as dores das empresas da construção civil. Tecnologias como projetos no metaverso, organização e gestão de obras, utilização sustentável de energia e insumos são alguns dos produtos e serviços das empresas inovadoras que compõem o hub.

Além do Programa de Incubação, que está no terceiro ciclo, da organização de eventos e hackathons, o Construhub inicia em uma nova área de atuação, como escritório de projetos, com foco no Programa ISS Tecnológico, da Prefeitura de Londrina. O primeiro case de sucesso é de uma empresa de arquitetura, que conquistou, com auxílio do Construhub, um benefício fiscal de cerca de R$ 35 mil para investir em equipamentos e capacitação na metodologia BIM.

O Sinduscon e o Construhub também estão entre os responsáveis pelo maior evento de inovação na construção civil do Paraná, a Construtech Week. Neste ano, a Semana da Construção Civil reuniu mais de 600 pessoas e a expectativa em 2024 é ampliar a estrutura do evento para trazer mais temas relevantes para o debate e favorecer o ambiente de negócios.

Heloisa Pedrosa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.