Grupo é acompanhado pela Defesa Civil municipal e pelo Corpo de Bombeiros, e tem como finalidade criar uma rede de apoio entre os participantes
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) participou, na tarde da última terça-feira (13), de mais uma reunião junto com os membros do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da região metropolitana de Londrina.
O subcomandante do 3° Grupamento de Bombeiros, Major Adriano Alves, compareceu ao encontro. Representando o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, esteve o secretário executivo do Compdec, Cilson Lima. Também estiveram presentes membros das diversas empresas. O grupo, que tinha 25 empresas-membros, passou a ter 27, sendo que os dois novos integrantes são de setores que ainda não faziam parte da iniciativa, uma empresa do ramo produção de alimentos e outra do ramo hospitalar.
O encontro ocorreu no auditório da empresa ESTMA, Engenharia, Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, localizado na rua Mato Grosso, 1.517. Durante a reunião, os novos participantes foram apresentados para os membros mais antigos, houve uma conversa sobre a importância da elaboração do Plano de Ação de Emergência (PAE) das empresas-membros e também foi discutido o simulado de mesa.
André Aguiar, presidente do PAM, explicou o que seria o simulado. “É um teste hipotético e lúdico de efetividade e de operacionalidade do PAE. Ele é feito em sala de treinamento, com situações de tempo próximas ao real previsto. Nele, podemos avaliar a capacidade e o tempo de resposta do empreendedor em caso de emergência”, contou.
O principal objetivo do grupo é estabelecer diretrizes de respostas aos eventos adversos que possam ocorrer, e inclusive planejar os eventos simulando situações reais. Após traçar as estratégias de atuação, cada empresa avalia a própria capacidade de lidar com sinistros.
O secretário executivo da Compdec, Cilson de Lima Junior, reforçou que a Defesa Civil municipal segue de portas abertas para a colaboração com empresas. “Estamos prontos para participar dos simulados internos das empresas, independentemente de sua proporção. Isso é importante para a análise da atuação de cada setor, visando sempre o aperfeiçoamento no atendimento a emergências”, informou.
Ao final do encontro, os membros definiram a data para início do simulado de mesa do Shopping Catuaí, que acontecerá nas dependências da empresa, no dia 5 de julho.
NCPML
#JornalUniãoLeia também: