Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Londrina 20/06/2022  09h19

SRP completa 76 anos

Da fundação em 1946, aos dias de hoje, a entidade a cada dificuldade se supera

Neste domingo, 19 de junho, a Sociedade Rural do Paraná (SRP) completou 76 anos. Criada por 50 agropecuaristas liderados por Hugo Cabral, tinha como foco fortalecer a agropecuária do Estado, até então inexpressiva.

A história da entidade, de Londrina e região se inter-relacionam em muitos acontecimentos. A SRP nesta sua trajetória fomentou o desenvolvimento regional e representou o agropecuarista em suas reivindicações buscando a melhoria do segmento.

Na época da criação, a então Associação Rural de Londrina (ARL) brigou pela cafeicultura, defendeu causas em prol do desenvolvimento da região e organizou eventos. Entre eles, a 1ª Exposição de Pecuária e a 2ª Agrícola.

Transformada anos mais tarde em Sociedade Rural do Paraná, é responsável hoje por uma das mais importantes feiras agropecuárias do país, a ExpoLondrina, que este ano realizou a sua 60ª edição, com grande sucesso, após dois anos suspensa em função da pandemia da Covid 19.

O presidente Antonio Sampaio comenta que a Rural tem foco no agronegócio, mas entende que para o bem de todos é preciso que a região se desenvolva. “Por isso estamos lado a lado com outras entidades da cidade, discutindo o desenvolvimento regional”, diz.

Uma entidade tech

A SRP continua atenta às demandas da classe e da sociedade. Uma das frentes abertas pela entidade é a tecnológica. O DNA inovador da Sociedade Rural direcionou o Parque de Exposições Ney Braga, local da sede administrativa, para um caminho que vem percorrendo há mais de 20 anos, em parceria com a Embrapa, Sebrae, UEL, IDR- Paraná, em um programa tecnológico.

Sampaio exemplifica, que a entidade hoje é um dos pilares do ecossistema do agro, com a Governança Agro, a instalação do primeiro Pólo Tecnológico do Mapa no Parque com lançamento de projetos voltados para o segmento FoodTech; a instalação também no Ney Braga do Parque Tecnológico SRP Valley, primeiro parque tecnológico agro privado do País, que tem como âncora o hub Cocriagro e também a Aceleradora de Startups Go SRP, que faz parte do programa tecnológico SRP Valley.

Anos de história

Foram muitas as bandeiras erguidas e enfrentadas pela SRP ao longo dos últimos 76 anos. A entidade teve papel de destaque na criação de órgãos de extrema importância para fomentar o desenvolvimento econômico, educacional e tecnológico da região e do Estado, como o Instituto Agronômico do Paraná (hoje IDR-PR/IAPAR-EMATER), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também a Embrapa-Soja.

A SRP esteve ainda diretamente ligada, seja por meio de ações institucionais ou de iniciativas próprias de integrantes da entidade, a questões que envolveram desde a sanidade até o registro genealógico dos animais, com destaque para o melhoramento genético do gado nacional.

O presidente da SRP, Antonio de Oliveira Sampaio reforça: “são 76 anos de representação politica da classe dos produtores rurais, cumprindo seu papel dentro de um  estado  democrático de direito”.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.