Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será mantida a disponibilidade de 88% da frota, sendo 7% de veículos extras e reservas, até o dia 14 de março

Terminou hoje (10), às 5h, o decreto do governo do Paraná, que restringiu algumas atividades visando conter o avanço da pandemia. E por uma semana, desta quarta-feira (10) até o dia 17 de março, o decreto prevê flexibilização de alguns serviços.

Os serviços não essenciais poderão abrir novamente, mas devem fechar no fim de semana dos dias 13 e 14. Comércio de rua e galerias e outros estabelecimentos de serviços não essenciais podem abrir nas cidades com mais de 50 mil habitantes, das 10h às 17h, de segunda à sexta-feira, com limitação de 50% da capacidade.

As escolas e universidades particulares podem voltar às aulas, em modelo híbrido, a partir de quarta-feira (10). Na rede estadual, o retorno está previsto para a segunda-feira (15). A taxa de ocupação das salas de aula não pode ultrapassar 30% da capacidade. E na rede municipal de ensino, as atividades presenciais vão continuar suspensas até o dia 4 de abril. Até lá, as aulas vão continuar em modelo exclusivamente remoto.

Como fica o transporte coletivo:

De 10 a 14 de março – Manutenção de 88% da frota disponível (número aplicado desde junho de 2020), sendo 7% de veículos extras e reservas. Reforço nas principais linhas, em especial àquelas que atendem o comércio.

Importante frisar que o cumprimento do escalonamento dos horários de início e término das atividades econômicas é fundamental para que ocorra a desconcentração dos horários de pico. Essa medida promove maior e melhor distribuição nos períodos de deslocamentos da população, diminui a circulação de pedestres, o tráfego de veículos e a demanda de usuários do transporte público.

A partir de 15 de março – Caso haja o retorno das aulas nas escolas e universidades, estaduais e particulares, haverá disponibilidade de 90% da frota operante, sendo 9% de veículos extras e reservas disponíveis. O aumento é necessário devido ao retorno presencial dos estudantes e profissionais da educação, mesmo que em formato híbrido, da rede estadual. Veículos e motoristas reservas estarão à disposição das equipes de fiscalização para serem inseridos nas linhas em caso de necessidade.

Quanto às medidas de distanciamento no transporte coletivo e higienização dos equipamentos envolvidos no transporte público de passageiros, a Prefeitura de Londrina, segundo relatório enviado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), apresentou evidências de que está fiscalizando adequadamente e fazendo cumprir as medidas definidas em decreto.

No relatório, constam registros fotográficos e de vídeo de higienização e desinfecção de ônibus e terminais. Além do TCE-PR, o Ministério Público, por meio da 7ª Promotoria de Justiça, acompanhou o trabalho feito em Londrina, e apontou as medidas aplicadas como satisfatórias.

Comparativo

Em novembro e parte de dezembro de 2020, as escolas e universidades particulares também retomaram o atendimento de forma híbrida. Na oportunidade, nenhum veículo extra foi utilizado e o sistema do transporte coletivo não apresentou problemas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.