Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades serão realizadas de março a maio em Paiquerê, São Luiz e Guaravera; projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

Os amantes de música sertaneja, gastronomia e atrações culturais terão a oportunidade de desfrutar dos eventos da segunda edição do projeto “Festa é Cultura”, que neste ano acontece nos distritos de Paiquerê, São Luiz e Guaravera.

O evento é uma realização da Associação de Arte e Cultura de Londrina – CORRE e possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

De acordo com a coordenadora geral do CORRE, Rose Andréia Castanho, a festa rural tem uma grande importância para esses distritos, pois descentraliza as atividades culturais e traz oportunidades aos artistas e produtores locais. “O objetivo do evento é levar a cultura aos distritos de forma gratuita à população, assim como promover a geração de renda para a comunidade. E, principalmente, buscamos fomentar o turismo nos distritos, para que a população londrinense em geral seja estimulada a conhecer aquelas comunidades”, disse.

O público estimado para cada um dos eventos é de entre 3 e 5 mil pessoas. As atividades acontecerão sempre aos sábados e domingos, com atrações que incluem desde barracas de comidas típicas e itens de artesanato a parque para as crianças e apresentações de música sertaneja durante toda a festa.

No ano passado, a primeira edição do “Festa é Cultura” contemplou os distritos rurais da Warta, Irerê e Maravilha. Castanho conta que, para a atual edição, houve mudanças na organização e divisões de tarefas mais delimitadas. “Porém, o evento continua tendo a participação da população como prioridade. Vários moradores vão participar como barraqueiros e os líderes dos distritos estão trabalhando para motivar a comunidade”, salientou.

Em relação à edição passada, o projeto conta com duas novidades.

Aos sábados, acontecerá o 1° Festival de Música Sertaneja “Teodoro e Sampaio”. O concurso ocorrerá em três etapas, durante as festas rurais dos distritos de Paiquerê, São Luiz e Guaravera, e contará com uma premiação ao final. Ele é destinado a cantores amadores e tem como objetivo estimular e dar visibilidade à música sertaneja e à descoberta de novos talentos. Mais detalhes sobre o regulamento do festival podem ser consultados aqui.

Já aos domingos, será realizado o 1° Concurso Culinário “Sabores dos Distritos de Londrina”. Voltado a todos os maiores de 16 anos que gostam de cozinhar, o concurso oferecerá como premiação um Curso da Menu Escola de Gastronomia e a publicação de um vídeo da receita ganhadora nas redes sociais do “Festa é Cultura”. Diferentemente do concurso de música, o concurso culinário será realizado de forma distinta em cada distrito, com um ganhador para cada localidade. Mais detalhes sobre o regulamento do concurso culinário podem ser consultados no site http://www.corre.org.br/. As inscrições para os dois concursos são gratuitas.

A programação dos domingos ainda contará com um Almoço Rural, animado com música sertaneja ao vivo. Os fundos arrecadados durante o almoço serão destinados a instituições sem fins lucrativos ou a escolas e creches da comunidade local.

As informações sobre o projeto “Festa é Cultura” estão sendo divulgadas no site www.corre.org.br e na conta oficial da iniciativa no Instagram, @festaecultura

Itinerário

A primeira festa rural ocorrerá nos dias 9 e 10 de março, em frente à Igreja Matriz do distrito de Paiquerê. No sábado, a festa começará às 12h e, no domingo, terá início às 9h. Os distritos de São Luiz e Guaravera receberão a festividade entre os dias 20 e 21 de abril e 11 e 12 de maio, respectivamente.

O Distrito de Paiquerê já está com inscrições abertas para o Festival de Música Sertaneja “Teodoro e Sampaio” e para o Concurso Culinário “Sabores dos Distritos de Londrina”. Também há vagas abertas para a participação de atrações artísticas e já estão sendo vendidos os convites do Almoço Rural. Os interessados em se inscrever para se apresentar durante os eventos, adquirir ingressos para o almoço ou comercializar seus produtos podem consultar mais informações aqui.

Manu Barioni/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.