Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontros serão mensais e iniciam em 10 de agosto; podem participar mulheres de todas as regiões da cidade

Gestantes que queiram obter mais informações sobre o pré-natal, parto e cuidados com o bebê são convidadas a participar do Grupo para Gestantes, realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Carnascialli. Os encontros serão mensais, com início em 10 de agosto, mas as inscrições já estão abertas. Podem participar as gestantes e seus acompanhantes, mesmo que não residam na área de abrangência da UBS Carnascialli.

Para participar, é preciso entrar em contato com a UBS pelo telefone (43) 3379-0869 e informar os dados pessoais, como nome completo. Os encontros do Grupo para Gestantes começam às 9h e estão programados para os dias 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro e 9 de novembro; com duração estimada de 2h30. O endereço da UBS Carnascialli é Rua da Esperança, 98, zona norte; e as reuniões serão no Centro Comunitário que fica em frente à UBS.

No grupo, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre temas essenciais para o período gestacional, parto e pós-parto. Dentre os tópicos abordados, estão alimentação, mudanças no corpo da gestante, preparação da bolsa de maternidade, tipos de parto, sinais de trabalho de parto, atividades para estimular o parto, cuidados com o bebê e dicas importantes para o período puerperal.

O Grupo de Gestantes da UBS Carnascialli é realizado por uma equipe multiprofissional. Na condução dos encontros, estão uma enfermeira, uma nutricionista, uma fisioterapeuta e uma médica de Saúde da Família e Comunidade. Dentre esses profissionais, está a enfermeira Ana Paula Bazzo Romagnolli, que é especialista em amamentação. Ela contou que a unidade acompanha, em média, de 40 a 50 gestantes por mês e são esperadas cerca de 20 mulheres nos encontros, mais seus acompanhantes. “São convidados para os encontros as gestantes e mais alguém de sua escolha, podendo ser o esposo ou quem for mais ajudá-la no período pós-parto”, disse.

Romagnolli frisou que o período gestacional e puerperal traz muitas novidades para as mulheres e suas famílias, e o profissional de saúde deve ser uma referência do conhecimento, para que esse período seja aproveitado com a devida segurança. “Com a pandemia, tivemos que manter um distanciamento maior das atividades em grupo. Agora, com as medidas de precaução exigidas, já podemos realizar uma educação em saúde mais palpável, colocando essas gestantes e suas famílias mais próximas e ajudando elas a simular a chegada do seu tão esperado filho”, explicou.

Para a coordenadora em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, os grupos de gestante nas UBSs são mais uma oportunidade, além do acompanhamento pré-natal, para que a usuária da rede municipal de saúde esclareça suas dúvidas sobre esse momento único. “Nesses grupos abordamos todas as etapas da gestação, todas as mudanças que acontecem ao longo das 40 semanas, os sinais do trabalho de parto, amamentação, puerpério e depressão pós-parto. É um momento para troca de experiências, que permite o esclarecimento de dúvidas com profissionais qualificados e ajuda essa mulher a ter uma gestação mais saudável, além de orientar sobre possíveis sinais de alerta”, destacou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.