Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Essa era a última unidade básica de Londrina funcionando apenas para a vacinação contra Covid-19; toda a rede municipal de saúde agora volta a operar com seus serviços originais

A partir da próxima terça-feira (16), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ouro Branco, na região sul de Londrina, voltará a atender a população em geral, ofertando os serviços regulares de Atenção Primária em Saúde. Esta UBS vinha funcionando, desde maio de 2021, de forma exclusiva para realizar a vacinação contra Covid-19, e o último dia deste atendimento específico irá ocorrer nesta sexta-feira (12), das 7h às 18h. Para receber a dose da vacina, os interessados devem agendar horário previamente pelo sistema on-line da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Portal da Prefeitura.

Antes da reabertura da UBS Ouro Branco para todos os públicos, a equipe da unidade fará algumas atividades preparatórias internas na segunda-feira (15). Já na terça-feira (16) as portas estarão abertas e a unidade terá atendimento das 7h às 19h. “Haverá reunião com os funcionários, organização de salas e ambientes, equipamentos, medicamentos, materiais médicos hospitalares e vacinas. Para retornar ao seu papel principal de primeiro local de acesso à saúde ao usuário dessa região, estamos fazendo oficinas de retomada dos processos durante esta semana e na segunda-feira”, informou a diretora de Atenção Primária à Saúde (DAPS), da SMS, Valeria Barbosa.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até abril de 2021, essa unidade de saúde na região sul foi um dos locais de referência para síndromes respiratórias. Posteriormente, tornou-se um dos pontos exclusivos de vacinação contra Covid-19 na cidade. A média de vacinação diária no local era de cerca de 600 doses aplicadas, e a UBS chegou a ter picos de 1.200 pessoas imunizadas em um único dia.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que, com o retorno da UBS Ouro Branco às suas atividades de origem, agora toda a rede municipal de saúde de Londrina voltará a operar normalmente, sem atendimentos adaptados por conta da pandemia. “A UBS Ouro Branco era a última unidade que faltava para a Saúde retomar seu funcionamento normal. Este processo ocorreu naturalmente, com a evolução da vacinação e sempre com o acompanhamento e monitoramento devido. As readequações foram favorecidas pelo atual quadro da pandemia, em face do declínio da circulação do vírus e, consequentemente, da redução do número de pessoas atingidas”, frisou.

Segundo Machado, outro aspecto que permitiu à Secretaria Municipal de Saúde realizar o retorno das unidades básicas aos serviços de Atenção Primária é a baixa procura da população pela vacina contra Covid-19. “Todas as UBSs hoje estão realizando a vacinação para Covid e não havia mais a necessidade de mobilizar pontos exclusivos para essa finalidade. A população pode procurar a UBS mais próxima de sua casa para receber a vacina”, pontuou.

Dessa forma, a UBS Ouro Branco, que atende cerca de 9 mil pessoas, aproximadamente, de diversos bairros, pode novamente cuidar da saúde das famílias por meio de seus serviços de atenção primária. A abrangência de atendimentos compreende os Jardins Cristo Rei, Esperança, Monte Bello, Vale do Sol, Tarobá e Tarobá 1, Chácaras Esperança e Mussashino, bem como os Conjuntos Habitacionais das Flores, Roseira 1 e 2, Três Marcos, Parques Bourbon, Industrial Nalin e Ouro Branco. O endereço é rua Flor dos Alpes, 570.

Nesta unidade são ofertados serviços como consulta multiprofissional – consultas eletivas de modo geral, puericultura, pré-natal , acompanhamento de doenças crônicas -, além de visitas domiciliares, procedimento como curativos, injeções, fornecimento de medicação, atendimentos em grupo, atendimentos odontológicos e outros.

Os agendamentos de vacina contra Covid-19 continuam sendo realizados pelo Portal da Prefeitura, devendo os usuários cadastrarem seu CPF para consultar as opções de horários disponíveis.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.