Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lavadora ultrassônica é utilizada para automatização da limpeza de materiais odontológicos e outros instrumentos

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu mais uma avanço nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Algumas delas passaram a contar com lavadora ultrassônica, equipamento utilizado para automatização da limpeza para materiais odontológicos e outros instrumentos. A medida representa um avanço na saúde pública municipal, pois o item garante mais segurança aos servidores que manuseiam os equipamentos, e para o usuário, já que a limpeza dos materiais é mais segura e completa.

Ao todo, o Município adquiriu 35 lavadoras ultrassônicas, das quais 29 já estão em funcionamento, instaladas entre os meses de abril e maio. As outras serão instaladas nas UBSs que atualmente estão em reforma. Cada equipamento, da marca ALT, modelo Altsonic Clean 20 litros, custou R$ 8.119,00.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que esta aquisição da Prefeitura, para a saúde bucal, vai proporcionar muito mais segurança e qualidade no processo de descontaminação dos materiais, para todas as equipes da Atenção Primária. “É a primeira vez, na história da cidade de Londrina, que as unidades básicas de saúde recebem um equipamento de última geração para melhorar o processo de trabalho. Isso faz parte do grande Programa de Restruturação da Saúde Pública de Londrina, que tem investido muitos recursos, desde 2017, na modernização de todo o parque de equipamentos da SMS. O que antes era inimaginável contar em uma UBS, hoje pode ser oferecido à população, melhorando a qualidade dos serviços e a condição de trabalho dos servidores”, afirmou.

A Coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Eliane Azeredo, explicou que lavadoras são muito importantes para lavar os instrumentos odontológicos e outros materiais que a unidade pode utilizar. Segundo ela, a limpeza é feita pelo processo de ultrassom, onde o equipamento atinge uma frequência de vibração muito alta e que, em conjunto com um detergente enzimático e temperatura da água elevada, que chega até 60 graus C, promove a quebra das ligações entre a sujeira e a peça que está sendo limpa.

Eliane contou que antes da aquisição dos equipamentos a higiene dos itens era feita manualmente, pelos servidores, com o uso de luvas. “Com isso, evitamos o risco de possíveis acidentes, aos servidores, e a qualidade da lavagem é muito maior, pois é possível limpar o material como um todo, mesmo os locais difíceis de fazer higiene”, enfatizou. Após a limpeza, na lavadora ultrassônica, os materiais são colocados na autoclave, para esterilização completa.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.