Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre outras atividades, haverá panfletagem, fornecimento de orientações e exibição de mostruários à comunidade; no dia 27, será promovido o Dia D contra a Dengue

Para conscientizar a população sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), executará uma série de ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na próxima semana.

De segunda-feira (22) ao dia 26, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de cada unidade conduzirão diferentes atividades junto aos usuários dos serviços. Entre elas, estão panfletagem e fornecimento de orientações; exibição de mostruários, com diferentes fases do ciclo de vida do Aedes aegypti; e exposição de maquetes, com explicações sobre como realizar a limpeza de casas e quintais. A iniciativa é relacionada ao Dia D Contra a Dengue, que será promovido em 27 de novembro (leia mais abaixo).

As ações ocorrerão no horário normal de funcionamento das UBSs, sendo que cada local é responsável por organizar sua programação. Em sete unidades de saúde, cujas regiões de abrangência registraram um aumento significativo no número de notificações de dengue, as atividades contarão com reforços de agentes de endemias, na terça-feira (23). São elas: Aquiles Stenghel, Centro Social Urbano (CSU), Cabo Frio, Marabá, Itapoã, Bandeirantes e Padovani/Vista Bela.

O coordenador de Endemias da SMS, Nino Ribas, destacou a importância das ações de conscientização contra a dengue, ressaltando que o combate ao mosquito deve ser realizado durante o ano inteiro. “Todo cidadão precisa ter consciência de que o combate contra o Aedes aegypti deve ser constante, pois a reprodução do mosquito acontece em todas as épocas do ano. Ações como a limpeza de quintais e calhas, e a prevenção do acúmulo de água parada em vasos e outros recipientes, devem ser feitas constantemente”, disse.

Dados atualizados

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (18), Londrina registrou 20.243 notificações relativas à dengue desde o dia 1º de janeiro de 2021. Desse total, 12.675 exames tiveram resultado negativo, 7.275 casos foram confirmados e 293 estão em análise. No mesmo período, foram contabilizados oito óbitos pela doença.

Dia D contra a Dengue

Conforme a portaria no 1.934/2003, do Governo Federal, o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue será promovido anualmente, no último sábado de novembro.

Em 2021, a data cairá no dia 27 deste mês. Nesta ocasião, a Prefeitura de Londrina, em parceria com outras instituições, promoverá uma série de ações de conscientização, em diferentes regiões da cidade. Os detalhes da programação serão divulgados nos próximos dias.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.