Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais uma vez alunos da UniFil conquistam prêmios em hackathons. No Smart Agro da ExpoLondrina 2023, de sexta-feira à noite até domingo à tarde, a equipe Healthy Milk de estudantes de Computação foi a campeã e faturou R$ 5 mil com projeto para reduzir a perda de leite por bactéria, aumentando o faturamento na atividade leiteira. O aplicativo inovador facilita o mapeamento de vacas para testes diários e análise dos resultados. A dificuldade no controle de bactérias é um problema para grande número de produtores.

A proposta da startup Healthy Milk é produzir uma fita de teste rápido para o produtor identificar mastite e suas causas nas vacas leiteiras. O procedimento vai contribuir na precisão do diagnóstico para o correto tratamento pelos médicos veterinários. Na apresentação à banca avaliadora – composta por membros da Cooperativa Integrada, Totvs, Acil, Sebrae/PR e Sociedade Rural do Paraná – o grupo demonstrou na prática a fita mergulhada no leite e a mudança de cor pelos reagentes, indicando o tipo de fungo ou bactéria presente.

O grupo de alunos da UniFil agora vai buscar investidores para empreender e levar a ideia ao mercado com apoio da universidade, Sebrae e outras instituições de fomento à inovação no agronegócio. A UniFil teve a maior presença na competição, com 10 equipes entre as 24 concorrentes. O equipe Healthy Milk reuniu Geovana Andrade, Raquel Silva, Rafaela da Cunha, Sergio Sawasaki Tanaka, Felipe Toledo e Matheus Garvão - todos da UniFil, mais Bruno Brasilino (UTFPR), Luiz Felipe Silva (Unicesumar) e Pedro Cubaski (formado). Envolveu estudantes de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Medicina Veterinária e Tecnologia de Alimentos.

A equipe havia ficado em terceiro lugar no Ideathon, desafio que garantiu a participação de três grupos no Hackathon Smart Agro da ExpoLondrina. "Com a experiência da primeira competição, nossos alunos aperfeiçoaram a solução com a consultoria do Sebrae e de médicos veterinários, melhorando bastante a proposta de aplicativo inovador para atender produtores de leite", informa o coordenador dos cursos de Computação da UniFil, professor Sergio Tanaka.

O consultor do Sebrae Paraná, Lucas Ferreira, confirma que as startups que desejarem avançar em seus modelos de negócios terão o apoio do Sebrae/PR, Sociedade Rural RP e parceiros, por meio de consultorias, programa de pré-aceleração e subsídios para o desenvolvimento dos protótipos. “O foco é gerar melhorias para empresas rurais, produtores de alimentos e agroindústrias, garantindo que as demandas por inovação no agronegócio sejam conectadas a essas propostas de soluções”, explica.

Para o diretor de inovação da SRP, Renan Salvador, além do recorde de inscritos e projetos apresentados, a maratona foi caracterizada por equipes preparadas e soluções interessantes para a cadeia do agronegócio. A coordenadora da governança AgroValley, Daiana Bisognin Lopes, diz que o hackathon é uma das ferramentas que cumpre a missão do grupo de conectar empresas com soluções de inovação.

Ricardo da Guia Rosa/Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae - jornalista Amanda de Santa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.