Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Campanha nacional de imunização continua em andamento, a fim de evitar que a doença volte no Brasil, no entanto Londrina registra baixa adesão até o momento

A Poliomielite, também chamada de paralisia infantil ou pólio, é uma doença grave capaz de provocar paralisa irreversível. Atinge, principalmente, crianças com até quatro anos, mas também pode acometer adultos que não foram vacinados. O meio mais seguro e eficaz de evitá-la é receber a vacina, disponível na rede pública do país. Neste momento, está em curso, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio, antecipada em uma semana no Paraná, visando maior adesão durante a pandemia viral.

Por isso, a Prefeitura de Londrina está concentrando todos os esforços para possibilitar que o maior número de crianças sejam vacinadas, com segurança e conforto, durante a pandemia, ofertando a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Central de Imunização, aberta especificamente para isso. Mesmo assim, o município registra baixa adesão neste início de campanha.

Na primeira semana de campanha, apenas 593 crianças procuraram as unidades para receberem a Vacina Oral Poliomielite (VOP), o que representa 2,25% da meta de vacinar 26 mil crianças, de 12 meses a menores de cinco anos, até 30 de outubro. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que a cobertura vacinal está muito baixa neste momento. Segundo ele, embora o Brasil esteja livre da doença, desde 1990, a vacinação é extremamente necessária para evitar que ela volte. “Precisamos da colaboração dos pais, para que levem as crianças para serem imunizadas”, enfatizou.

Com exceção das UBSs respiratórias (do Jardim Guanabara/Centro, Bandeirantes/Oeste, Ouro Branco/Sul, Chefe Newton e Maria Cecília/Norte e Vila Ricardo/Leste), as demais estão participando da Campanha, por meio do agendamento de horário, via telefone, a fim de evitar possível aglomeração. Confira a lista das unidades, endereços e telefones no Portal da Prefeitura (clique aqui).

Além disso, o município abriu mais um espaço, a Central de Imunização, que funcionará até o fim da campanha, em 30 de outubro. O novo serviço funciona no CMEI Valéria Veronesi (Supercreche), na Rua Benjamin Constant, 800, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas. Todos os dias são disponibilizadas 200 vagas para vacinação no local, cujo objetivo é atender crianças e adolescentes, público-alvo das campanhas contra pólio e multivacinação, que estão acontecendo simultaneamente. O agendamento da Central é feito pela internet, no Portal da Prefeitura (clique aqui).

A campanha de multivacinação, também promovida pelo Ministério da Saúde, objetiva atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos. Não há estimativa de meta para esta campanha, contudo é importante que os pais levem seus filhos para serem imunizados. No ato da vacinação é necessário levar um documento da criança e é desejável que se tenha a Carteira de Vacinação em mãos.

Dentre as vacinas ofertadas estão: BCG, contra a tuberculose; pentavalente, que previne a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, que evita a pneumonia meningite e otite; meningocócica C e ACWY, contra meningites; tríplice viral, contra o sarampo, caxumba e rubéola; vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; hepatite A; febre amarela e varicela.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.