Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaço inaugurou o Mural da Esperança para o público expressar seus sentimentos e apoio aos profissionais envolvidos na vacinação

Palavras de esperança, amor e motivação podem fazer a diferença na árdua rotina dos profissionais da saúde, e demais trabalhadores, que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus. As jornadas, muitas vezes exaustivas, tornam-se mais leves e alegres quando os serviços prestados são reconhecidos e valorizados pela população. Todos os dias, a equipe do Centro de Imunização da Zona Norte vem recebendo diferentes demonstrações de carinho das pessoas vacinadas contra a Covid-19. E na quinta-feira (8), este espaço inaugurou o Mural da Esperança, para que o público deixe registrado o seu sentimento em ser vacinado.

Qualquer cidadão vacinado, e seus familiares e acompanhantes podem escrever suas frases em um painel disponibilizado na área de saída do prédio, após as salas de vacinação. A iniciativa é da Prefeitura de Londrina, por  meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com a equipe de coordenação do Centro de Imunização, que aplica uma média diária de 1.500 a 1.800 doses de vacina contra a Covid-19, atendendo todos os grupos prioritários contemplados até agora. A unidade, criada exclusivamente para essa finalidade, opera no prédio do Centro de Convivência do Idoso da região Norte (CCI Norte), localizado na Luís Brugin esquina com a avenida Saul Elkind.

A psicóloga Monica Marcello, que atua na área da saúde e já recebeu as duas doses da vacina, se emocionou ao inaugurar o Mural da Esperança junto a sua mãe, que ganhou a primeira dose. Ela prestou homenagem destacando as palavras ‘força e gratidão’. “É um momento muito especial trazer minha mãe para vacinar, após já ter sido imunizada. Ficamos muito emocionadas, principalmente por estarmos vivendo isso com perdas recentes em nossa família. Com proteção maior, me sinto mais segura e aliviada para trabalhar e viver. Desejo que todos sejam vacinados logo. Tenho imensa gratidão em poder inaugurar este mural, torcendo para que todos os profissionais envolvidos na vacinação continuem fortes, resistentes e perseverantes. Apesar do momento familiar de grande tristeza, hoje também é um dia de esperança, algo de que todos nós precisamos agora”, disse.

Na avaliação da psicóloga, o serviço do Centro de Imunização é excelente, acolhedor, rápido e organizado. “Me chamou especial atenção pela simpatia e eficiência das equipes, sintonizadas com o que estamos vivendo mesmo em um período tão delicado”, enfatizou.

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a iniciativa do mural é uma forma de possibilitar que o público vacinado, e seus familiares, mostrem sua gratidão aos profissionais que viabilizam todo o processo de vacinação em Londrina. “Essa ideia de lançar um mural é uma singela homenagem de respeito aos trabalhadores envolvidos, direta e indiretamente na vacinação. A iniciativa reforça a valorização do prefeito Marcelo Belinati a tantos profissionais que arriscam suas vidas para proteger a saúde das pessoas. Ali, todo mundo pode deixar um incentivo às equipes e expressar sua alegria, felicidade e esperança após o recebimento da dose”, frisou.

A enfermeira e coordenadora do Centro de Imunização da Zona Norte, Erika Tudisco, disse estar feliz com as manifestações de carinho recebidas diariamente pelas equipes de trabalho. E, agora, de forma escrita pelo mural. “A vacina é aquela gota de esperança que as pessoas têm, representa muito pelas situações de medo e gravidade da doença. Pelo reconhecimento do público, que nos traz força e motivação, o clima de trabalho aqui é de gratidão e união, o que nos move. Trabalhamos todos os dias muitas horas seguidas, de manhã até a noite, finais de semana, nos esforçando para que tudo dê certo. O mural incentiva os servidores e funcionários e gera força positiva para quem atua na linha de frente neste enfrentamento. É ótimo receber mensagens como essas”, afirmou.

Como momento mais marcante vivido na rotina do Centro de Imunização, Erika Tudisco relembrou a vacinação de uma mulher de 105 anos de idade. “Foi um caso particularmente especial ver essa idosa com saúde, consciente e sorridente, nos dizendo a todo momento estar agradecida, e que tinha esperança de viver ainda muitos e muitos anos. Envelhecer é um processo natural da vida, e conseguir chegar a uma idade mais avançada com saúde é um grande privilégio, o que todos nós queremos. Por isso, é satisfatório fazer parte dessa força de trabalho que ajuda a salvar vidas em um momento tão difícil”, detalhou.

“Feliz e vacinado”

O aposentado Vitor Felisberto, 66 anos, foi vacinado com a primeira dose e fez questão de escrever no mural inaugurado hoje, expressando sua alegria. Esbanjando bom humor, ele registrou “tô feliz e vacinado” em suas palavras. “Estou muito contente em receber a vacina. Foi tudo muito tranquilo e rápido, o atendimento é ótimo, nota dez. Logo vem a segunda dose e ficamos mais sossegados. Desejo tudo de melhor aos trabalhadores daqui”, disse, acompanhado da filha.

A advogada Maria Luiza Garib, 66, também recebeu a primeira dose da vacina e destacou a qualidade do atendimento prestado no local. “Considero o serviço de muita qualidade, desde a sinalização e controle do trânsito até o local, as orientações e primeiro atendimento, a rapidez da vacinação em si, tudo feito com grande cuidado e atenção. Estão todos de parabéns. Me sinto mais aliviada e tranquila ao ser vacinada e continuo me cuidando, junto com minha família, mantendo todos os cuidados preventivos, que são de grande importância na pandemia”, disse.

Troca saudável

Luciana Cazetta é uma das profissionais de saúde que estão reforçando a equipe do Centro de Imunização da Zona Norte. Ela atua originalmente como dentista na UBS do Jardim Cafezal, região sul, e vem trabalhando diretamente na vacinação contra a Covid-19.

 “Vivenciar isso é emocionante e um desafio. É algo intenso, estamos focados em prestar o melhor atendimento e dar força aos vacinados, que nos retribuem com grande amor. É uma troca saudável. O trabalho é intenso, mas muito gratificante, pois envolve emoção em ajudar em prol da saúde pública. A energia é de força, fé e vitória, tornando o trabalho prazeroso. Reforçamos também os laços entre as equipes, sendo que muitas pessoas com quem nunca havia convivido agora já são colegas próximos. Isso estimula ainda mais nosso trabalho. Que venham mais e mais vacinas”, salientou.

Estrutura

O Centro de Imunização da Zona Norte conta com 21 boxes de vacinação, realizando atendimento simultâneo ao público com cadastro validado e agendamento prévio. O funcionamento ocorre com horários espaçados e cumprindo todos os protocolos de segurança e sanitários.

Na escala diária, são pelo menos 60 funcionários atuando, ao todo, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos de saúde bucal que reforçam as equipes de vacinação, bem como serviços de higienização, acolhimento na rua, digitação e atendimentos gerais.

São três salas amplas e completas de vacinas funcionando diariamente, e todos os ambientes internos do prédio são climatizados, havendo acessibilidade para pessoas com deficiência e atendimento especial a quem tem problemas de locomoção, com vacinadores indo até o veículo na área externa.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.