Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tema foi debatido em reunião conjunta das comissões de Seguridade Social, Direitos Humanos e Defesa da Criança do Legislativo

A situação do atendimento de urgência em emergência pediátrica na rede pública e privada em Londrina foi debatida em reunião de trabalho, ontem (10), na Câmara Municipal. Diante das reclamações de famílias de pacientes sobre falta de médicos pediatras em unidades de saúde e demora para atendimento, três comissões permanentes da Câmara de Londrina organizaram a reunião para cobrar melhorias no atendimento à população.

Os vereadores defenderam a ampliação dos atendimentos de pediatria no Hospital da Zona Sul (HZS), de média complexidade e sob responsabilidade do governo do estado. Conforme dados apresentados pela direção da unidade, o HZS fechou o mês de maio com média de 78% de ocupação dos leitos infantis. A quantidade foi considerada baixa perto da sobrecarga em internações e atendimentos relatada por diretores dos hospitais Evangélico e Infantil, ambos filantrópicos e de alta complexidade. Os casos considerados graves no Pronto Atendimento Infantil (PAI) são encaminhados para hospitais de média e alta complexidade. 

“É fundamental que os nossos hospitais secundários possam ter pediatras o suficiente, equipados e com contratos vigentes para que possam executar este serviço. Como que isso acontece? As crianças que são atendidas pelo PAI, que a porta de entrada do SUS, uma vez precisando ser referenciadas para um destes hospitais, que possam ser referenciadas para o Hospital Infantil, o Hospital da Zona Sul e outros serviços contratados. E apenas utilizem o Hospital Universitário para casos extremamente urgentes”, afirmou a vereadora Lenir de Assis (PT), presidente da Comissão de Seguridade Social, que organizou a reunião conjunta com a Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania e a Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude. 

Participaram o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a promotora de Justiça Susana de Lacerda, além de representantes do PAI, Hospital da Zona Sul, Hospital Evangélico e do Hospital Infantil, ligado à Santa Casa de Londrina. Também foram convidados representantes do Conselho Muncipal de Saúde, outros hospitais, Unimed, Associação Médica de Londrina, 17ª Regional de Saúde e Conselho Regional de Medicina.

Outro encaminhamento da reunião foi o pedido para ampliação de consultas eletivas pediátricas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aumento das horas médicas de plantões no Pronto Atendimento Infantil (PAI), pois a empresa contratada pelo Município não conseguiu oferecer a quantidade total de 1.920 horas mensais. Segundo Felippe Machado, a empresa foi penalizada e uma nova licitação emergencial deve ser aberta ainda este mês para contratar uma nova prestadora de serviços.

As comissões

A Comissão de Seguridade Social é composta pelos vereadores Lenir de Assis (PT), como presidente; Matheus Thum (PP), como vice; e Nantes (PP).

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania tem como integrantes Lu Oliveira (PL), como presidente; Matheus Thum, como vice; e Lenir de Assis.

Já a Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude é formada pelos vereadores Emanoel Gomes (Republicanos), como presidente; Jessicão (PP), como vice; e Mara Boca Aberta (Pros).

Vinicius Frigeri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.