Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto traz o planejamento orçamentário da cidade para os próximos 4 anos e, agora, será debatido em audiência pública

O projeto da lei do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 foi aprovado pela Câmara Municipal de Londrina (CML), em primeiro turno, na sessão de ontem (4). Enviado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), o PPA é a lei orçamentária que traz o planejamento e as prioridades do Executivo Municipal para os próximos quatro anos. Para 2022, o PPA prevê um total de receitas de R$ 2.497.556.000,00. A proposta será agora debatida com a população em audiência pública, com data ainda a ser agendada pelo Legislativo. Posteriormente será aberto prazo para emendas dos vereadores (sugestões de alteração) e ocorrerá a votação em segundo turno.

Questionada pela vereadora Lenir de Assis (PT) sobre a divulgação do PPA e a participação da população na construção da lei, a diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Darling Maffato, afirmou que a Prefeitura realizou neste ano audiências virtuais, devido à pandemia. “Foram realizadas audiências virtuais para que pudéssemos recolher solicitações dos cidadãos. Tivemos mais de 30 mil acessos a essas audiências. No PPA anterior nós fizemos 16 audiências, com registro de presença de cerca de 1,4 mil pessoas. [...] Após as audiências virtuais, nós deixamos disponíveis, até o final do mês de maio, formulários eletrônicos para o recebimento de sugestões. Tivemos em torno de 630 acessos aos formulários”, disse. Ainda segundo ela, todas as solicitações da população foram encaminhadas às secretarias municipais responsáveis.

O vereador Santão (PSC) perguntou sobre os valores que serão repassados à Secretaria Municipal da Cultura e ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), uma vez que no ano passado foi discutido um contingenciamento de despesas para a área em 2021, o que acabou não ocorrendo após mobilização de profissionais do setor. De acordo com Maffato, a pasta da Cultura foi uma das poucas que manteve para 2022 o mesmo orçamento deste ano.

Marcela Campos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.