Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tema veio à tona na discussão do projeto 39/2022, que cria funções de inspeção e supervisão de trânsito dentro do órgão

O projeto de lei (PL) nº 39/2022, que cria uma Inspetoria de Trânsito e quatro Supervisões de Trânsito na estrutura da Guarda Municipal, foi aprovado em segunda discussão na sessão de ontem (14) da Câmara de Londrina. O PL, apresentado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), recebeu 13 votos favoráveis, 4 contrários e 2 abstenções (veja aqui a votação), e provocou debate sobre as variadas funções atribuídas aos guardas municipais nos últimos anos e as condições de trabalho dos agentes.

"A Guarda tem o trabalho dela, que já não é pouco, e ganhou diversas atribuições ao longo do tempo. A Prefeitura abriu concurso público agora para contratar 35 guardas, o que está bem aquém da necessidade. Os agentes prestaram concurso para a proteção de prédios públicos e estão fazendo o trabalho de agentes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). Eles não estão aparelhados adequadamente", afirmou a vereadora Mara Boca Aberta (Pros), que votou contra o PL. 

"Sabemos que o quadro não dá conta de atender a todas as necessidades. Eles cuidam dos prédios públicos, de barulho em torno dos bares, de casos de violência doméstica. O quadro funcional não dá conta. Se tenho que fazer escolha, não será o trânsito. Por que não contratar novos profissionais pela CMTU?", questionou Lenir de Assis (PT), que se absteve de votar. 

O vereador Matheus Thum (PP), por sua vez, afirmou que os guardas municipais já desempenham funções de fiscalização do trânsito, com a possibilidade, por exemplo, de apreensão de motos com escapamentos barulhentos. Segundo ele, o projeto não cria tal atribuição. "Já existem 63 guardas aptos, que fazem fiscalização do trânsito diariamente, como em blitz na Rua Paranaguá. É uma atribuição que a guarda já está fazendo. Ela não deixará de fiscalizar o trânsito, com o projeto aprovado ou não. Hoje temos só os agentes, mas não os responsáveis pelos agentes. Projeto traz reestruturação do quadro administrativo, para permitir supervisionar o trabalho do agente", disse. 

Segundo o quadro de servidores da Prefeitura, atualizado em maio deste ano, há 310 guardas municipais em atuação em Londrina. O município poderia ter até 1.000 agentes, conforme o documento.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.