Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de lei da vereadora Jessicão (PP) está sob análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio

Os vereadores integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio da Câmara de Londrina, Nantes (PP), Beto Cambará (Podemos) e Giovani Mattos (PSC), participaram ontem (17) de uma reunião de trabalho na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Em pauta estava o projeto de lei (PL) nº 2/2021, que permite a abertura do comércio varejista durante 24 horas, proposto pela vereadora Jessicão (PP), que também esteve presente no encontro, assim como o vereador Eduardo Tominaga (DEM). Os parlamentares foram recebidos pela presidente da Acil, Marcia Manfrin.

Atualmente, o projeto de lei está sob análise de duas comissões do Legislativo Municipal: Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente e Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, que solicitou a reunião. Antes de debaterem a matéria na Acil, os parlamentares consultaram comerciantes e funcionários a respeito do tema. Os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico aplicaram 64 questionários, com 12 perguntas cada, para patrões e empregados do comércio escolhidos aleatoriamente para se manifestarem, de forma anônima, a respeito da abertura das lojas durante 24 horas. A conclusão do levantamento foi entregue para a presidente da Acil durante a reunião desta tarde.

“Nós apresentamos o relatório da comissão, da pesquisa in loco [que fizemos] para sentir como o comerciante e comerciário viam este projeto. De posse desse questionário, fizemos o relatório e o entregamos para a Acil. Ao mesmo tempo, queríamos sentir o que a Acil pensa dessa questão. Ela [a presidente] não nos deu uma resposta definitiva, visto que ela quer encaminhar esse relatório para o departamento jurídico fazer uma análise técnica”, afirmou o vereador Nantes, presidente da Comissão de Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.

O relatório sobre o levantamento será apresentado publicamente nesta segunda-feira (21), às 15h45, durante reunião pública da comissão, com transmissão on-line pelos canais da Câmara de Londrina no Facebook e Youtube. Na ocasião, o colegiado também apresentará o voto sobre a matéria.

Marcia Manfrin, presidente da Acil, destacou a aproximação entre a entidade e a Câmara de Londrina, com o objetivo de impulsionar a economia e o desenvolvimento da cidade. Sobre a proposta de permitir a abertura do comércio varejista durante 24 horas, afirmou que a matéria será avaliada internamente. “O projeto trata do horário do comércio, uma pauta tão antiga aqui na cidade de Londrina. O nosso movimento agora será de realizar uma avaliação técnica no projeto que seja boa para o empresário, para a população, bem como para a cidade”, disse.

O projeto

Protocolado no dia 11 de janeiro deste ano, o PL altera o Código de Posturas Municipal (lei nº 11.468/2011) para permitir que as atividades de comércio varejista, de modo geral, possam funcionar todos os dias durante 24 horas. Atualmente a legislação prevê que esses estabelecimentos funcionem de segunda a sexta, das 8 às 18 horas e, aos sábados, das 9 às 13 horas, excetos o primeiro e o segundo sábados depois do quinto dia útil do mês, quando o horário é das 9 às 18 horas. Aos domingos e feriados o comércio deve permanecer fechado. A proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Conforme a vereadora Jessicão, autora da matéria, a intenção é garantir a liberdade de funcionamento conforme a necessidade de cada ramo empresarial e favorecer o consumidor que poderá realizar suas compras em horários diferenciados. “Eu vejo a importância do projeto para o comércio como uma forma de incentivar que tenha mais renda e mais geração de emprego na nossa cidade. Com esse momento que a cidade vive agora, de pandemia, a gente tem que começar a pensar lá na frente, em como vai ser o pós-pandemia”, defendeu.

Serviço: Mais informações sobre este assunto com o vereador Nantes, presidente

Vinicius Frigeri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.