Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Crime de importunação sexual foi acrescentado à lei municipal que prevê campanha educativa no transporte público

Na quinta-feira (31), a Câmara de Londrina aprovou, em primeiro turno, projeto de lei (PL nº 210/2021) dos vereadores Nantes (PP) e Mara Boca Aberta (Pros) que acrescenta o crime de importunação sexual à Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e à Violência Sexual no Município de Londrina. A campanha foi criada pela lei municipal nº 12.914/2019, também de autoria do vereador Nantes, com o objetivo de conscientizar a população sobre os abusos cometidos contra as mulheres, inclusive no transporte público, por meio de campanhas educativas permanentes nos terminais e nos ônibus, com cartazes e outras formas de divulgação, como por áudio e vídeo.

“Por meio desses cartazes muitas mulheres se sentem encorajadas a fazer sua denúncia. E ali [no cartaz] também sempre vai ter quem e onde procurar, e como fazer. Eu já passei por este tipo de situação. Nós que somos mulheres ficamos extremamente envergonhadas, a gente se sente humilhada quando passa por uma situação dessa e a primeira coisa que a gente pensa é que a gente está sozinha. Essa lei vem pra dizer: ‘mulher, pode contar conosco’”, afirmou Mara Boca Aberta.

Outro autor do projeto de lei 210/2021, o vereador Nantes destacou que a modificação é necessária para atualizar a lei municipal ao Código Penal, que, desde setembro de 2018, passou a prever o crime de importunação sexual. Segundo o parlamentar, o delito se caracteriza como qualquer ato libidinoso realizado sem o consentimento da vítima, deixando-a constrangida, como passar a mão em partes íntimas, esfregar o órgão sexual na outra pessoa, roubar um beijo, dentre outros. Conforme Nantes, trata-se de conduta diversa do assédio sexual, porque não exige relação de hierarquia entre abusador e vítima. “Ainda temos que nos preocupar com estas questões. Por mais que se criem leis e campanhas, ainda existem ‘monstros’ que se denominam homens e que se acham no direito de abusar e agredir a mulher simplesmente por ser mulher”, disse Nantes.

Em agosto do ano passado, os vereadores Nantes e Mara Boca Aberta encaminharam ao Executivo Municipal pedido de informação sobre a realização das campanhas previstas na lei nº 12.914/2019. Em resposta, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) afirmou que em 2019 foi realizada campanha nos terminais e que em setembro de 2021 foram afixados cartazes nos ônibus (foto) e terminais com telefones de órgãos públicos para denúncias.

Vinicius Frigeri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.