Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Representantes da cidade norte-americana, que é coirmã de Londrina, estiveram no município entre 4 e 7 de abril; comitiva participou de diversas atividades em instituições e empresas londrinenses

Entre 4 e 7 de abril, uma delegação vinda da cidade de Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos, esteve em Londrina, onde cumpriu uma série de agendas, incluindo visitas a importantes instituições e empresas da cidade e a participação na ExpoLondrina 2023.

Liderada pelo prefeito de Toledo, Wade Kapszukiewicz, a comitiva incluiu o procurador e tesoureiro da Associação Internacional de Cidades-Irmãs de Toledo, Joe Walsh; o vice-presidente do grupo empresarial de marketing Thread, James Rush, e o vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da RGP Northwest Ohio, Paul Zito. Também integrou o grupo o presidente da divisão de Compósitos da empresa Owens Corning e Embaixador de Londrina, Márcio Sandri, que é um dos responsáveis pela articulação entre os dois municípios.

As atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), com o objetivo de reforçar os laços culturais e econômicos entre Londrina e Toledo, que são cidades-irmãs desde 1975, assim como possibilitar o estabelecimento de novas parcerias.

Os prefeitos de Londrina, Marcelo Belinati, e de Toledo (EUA), Wade Kapszukiewicz. Foto: Emerson Dias/NCom

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu uma visita da delegação em seu gabinete, na última terça-feira (4), e participou de uma reunião com a comitiva na sexta-feira (7). Além disso, Marcelo também compareceu ao Paraná Day, evento realizado na quinta-feira (6) como parte da ExpoLondrina 2023, com o objetivo de apresentar o potencial de Londrina e do estado, propondo meios e ações para atrair oportunidades de negócios de outros países (leia mais).

“Foram eventos muito produtivos, em que discutimos a possibilidade de parcerias concretas entre Londrina e Toledo, duas cidades muito dinâmicas e fortes do ponto de vista econômico. Temos expectativas muito boas em relação aos desenvolvimentos futuros desse relacionamento, também nas áreas educacional e cultural, e já estamos pensando nas próximas ações”, frisou Marcelo.

De acordo com o prefeito de Toledo, Wade Kapszukiewicz, as duas cidades-irmãs têm muito em comum, e isso traz diversas possibilidades para colaborações. Segundo ele, o povo londrinense é composto por pessoas trabalhadoras, de pé no chão e orgulhosas de sua cidade, assim como a população de Toledo.

“Isso também se vê nas empresas daqui, e percebemos que há diversas oportunidades para parcerias. É uma coincidência incrível que Londrina tenha sido uma das primeiras cidades do mundo a comprar jipes, automóveis que foram inventados e são fabricados em Toledo. Além disso, tanto o estado do Paraná quanto o estado de Ohio são grandes produtores de soja, e Londrina desenvolveu muitas tecnologias agrícolas de ponta após a geada negra da década de 70, que também podem gerar intercâmbios. Isso sem falar em possíveis colaborações educacionais, culturais e artísticas entre os dois municípios. Então, apesar de sermos cidades-irmãs há quase 50 anos, vejo essa nova fase do nosso relacionamento como o início de algo maior”, salientou Kapszukiewicz.

Foto: NCom

O procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, afirmou que a visita da delegação trouxe resultados surpreendentes tanto para Toledo quanto para Londrina. “Além da amizade que se consolidou, abriram-se várias vertentes para ligações fortes nos aspectos econômico e cultural. O projeto de internacionalização de Londrina está dando certo e nós vamos continuar em frente, visando ampliar as parcerias com as cidades-irmãs existentes e buscar outras cidades também, mas Toledo se tornou, a partir de agora, uma grande parceira de Londrina”, realçou.

Para o vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da Regional Growth Partnership (RGP) – a agência privada de desenvolvimento econômico do estado de Ohio –, Paul Zito, Londrina é uma cidade muito bem planejada e estruturada, com um setor de negócios forte e alto desenvolvimento tecnológico. “A irmandade entre Toledo e Londrina já é antiga, mas esteve um tanto inativa e dormente por muitos anos. Graças aos membros das comunidades das duas cidades, esse relacionamento tem sido revitalizado nos últimos quinze meses. Esse foi o melhor esforço conjunto que já vi em todo o mundo, entre duas cidades-irmãs, do ponto de vista da geração de negócios. Londrina é uma referência nos setores do agronegócio, da energia renovável e indústria avançada; vejo muito potencial para parcerias”, disse.

Desdobramentos futuros

Na sexta-feira (7), foi realizada uma reunião entre a delegação de Toledo e diversas autoridades londrinenses para discutir as próximas iniciativas realizadas em conjunto pelos dois municípios. Entre as ações debatidas, estão atividades culturais – como uma possível visita da Orquestra Sinfônica de Toledo a Londrina –, intercâmbios entre a Embrapa Soja e empresas de Ohio e celebrações conjuntas pelos aniversários das duas cidades (sendo o de Londrina em 10 de dezembro e o de Toledo em 6 de janeiro).  Além disso, o município norte-americano também pretende organizar o Brazil Evening, evento voltado a promover as possibilidades de negócios e investimentos no Brasil.

“O prefeito Wade pediu para identificar quem são os estudantes londrinenses que atualmente estudam na Universidade de Toledo, porque ele quer usar isso para fortalecer ainda mais o relacionamento das cidades-irmãs. É importante destacar que quem é de Londrina recebe um desconto para estudar na Universidade de Toledo, então é uma boa oportunidade para estudar no exterior. Também discutimos a possibilidade de que uma delegação composta por representantes do setor automotivo de Londrina participe do Jeep Festival, que é realizado em Toledo todos os anos, em 4 de agosto”, salientou a administradora da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, disse que a visita da comitiva de Toledo foi muito produtiva e agradeceu a todas as entidades e pessoas que contribuíram para o sucesso da iniciativa. “Eu não tenho a menor dúvida de que serão muito significativos os avanços que vamos ter na cidade, graças a esse intercâmbio. Destaco também o sucesso do Londrina Paraná Day, evento que foi realizado na abertura da ExpoLondrina para mostrar o potencial da cidade e do estado aos estrangeiros. Nosso objetivo é que essa ação seja realizada anualmente, e que no ano que vem seja ainda maior, porque queremos trazer todas as cidades-irmãs para comemorar o aniversário de 90 anos de Londrina”, concluiu.

Também estiveram presentes à reunião o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, o presidente do Sindimetal, Marcus Gimenes, e o representante do Sinduscon, Sandro Nóbrega.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.