Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Interessados podem se inscrever gratuitamente; atividade será realizada nos dias 12, 13 e 16 de abril, na Vila Cultural Casa da Vila

O ator e diretor Paulo Barcellos conduz um workshop gratuito para interessados em literatura e linguagem teatral, a ser realizado na Vila Cultural Casa da Vila, nos dias 12, 13 e 16 de abril. As inscrições para a atividade podem ser feitas até segunda-feira (11), e o curso é indicado para pessoas com idade a partir de 16 anos. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço projetosera.teatro@gmail.com, com as seguintes informações: nome completo, idade e uma breve descrição da experiência em linguagens artísticas. As vagas são limitadas.

O workshop “A Transposição da Literatura para a Cena” faz parte do projeto “A Madrinha Morte”, que conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Por meio da iniciativa, o conto homônimo dos Irmãos Grimm foi adaptado para o teatro, resultando em uma peça apresentada em novembro e dezembro de 2021. Para finalizar o projeto, Barcellos irá conduzir a oficina, que pretende oferecer aos participantes uma série de exercícios voltados para o desenvolvimento da sensibilidade, intuição e entendimento do processo de construção de uma obra teatral a partir da literatura.

Tendo como base um conto da literatura brasileira, o artista orientador conduzirá uma série de exercícios coletivos de interpretação de texto, reconhecimento dos acontecimentos da narrativa e ações das personagens e aproximação intuitiva da obra (velocidades, cores, texturas, temperaturas etc.). Além disso, serão abordadas as possibilidades formais de encenação (narrador/personagem, coro e espacialidade) de forma prática e teórica, visando a montagem de uma obra teatral e a clareza de seu discurso poético por todos os participantes.

Os encontros serão realizados na Vila Cultural Casa da Vila (R. Uruguai, 1656) contando com dois dias de experimentações (12 e 13 de abril, das 19h às 22h) e, no dia 16, a partir das 18h, o resultado do processo será apresentado num sarau. “Os exercícios trabalhados têm sempre um enunciado capaz de focar cada passo nesse desenvolvimento e na apropriação gradativa e acumulativa dos elementos da cena pelos participantes, levando em consideração o enredo, argumento, acontecimentos, contextos, relações e personagens”, explica Barcellos.

O curso foi elaborado pelo ator e diretor a partir de sua experiência no desenvolvimento do projeto Teatro Vocacional, da Secretaria da Cultura de São Paulo em 2002, tendo como foco a formação e orientação para grupos de teatro não profissionais. Em 2009, Barcellos também atuou como coordenador Artístico-Pedagógico no Projeto Ademar Guerra, da Secretaria do Estado de São Paulo, iniciativa voltada para a orientação de grupos de teatro no interior daquele estado. Participou ainda do Projeto Letras de Luz, da Fundação Victor Civita, com intuito de orientar grupos não profissionais de quatro estados brasileiros a transpor a literatura para a cena.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.