Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade é gratuita e ainda conta com vagas disponíveis; encontro irá ocorrer no Centro de Oficinas para Mulheres, às 14h

Nesta segunda-feira (4), às 14h, as mulheres com 18 anos ou mais estão convidadas para participar do workshop “A Dança Feminina como Consciência Corporal”, que será realizado no Centro de Oficinas para Mulheres (COM) da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), situado à Rua Valparaíso, 189, esquina com a Avenida Higienópolis. As interessadas em participar precisam se inscrever pelo (43) 99945-0056, pois as vagas são limitadas.

A ministrante da atividade é a professora Paula Nur, que é formada em Educação Artística com pós-graduação em dança. Segundo ela, a intenção é, em primeiro lugar, conversar sobre o que é a dança, especialmente, a dança do ventre, que será o foco do workshop. Depois de saber o que as mulheres pensam e conhecem sobre o assunto, e se já praticaram essa atividade, a professora mostrará a base dessa dança milenar. “A partir dos pontos que surgirem dessa troca de experiências e contato, farei a contextualização histórica das danças femininas e também da dança do ventre atual e suas inúmeras possibilidades de desenvolvimento e benefícios, que, no senso comum, muitas pessoas não fazem ideia que existem”, disse Nur.

Depois dos ensinamentos teóricos, as participantes irão para a parte prática, com alongamentos apropriados e movimentos básicos. Este encontro pretende ser só o primeiro contato com a dança do ventre, pois, em agosto, a SMPM vai oferecer a continuidade das atividades, com aulas práticas semanais que perdurarão todo o semestre.

Segundo a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a ideia é que as participantes entendam sobre a importância da prática da atividade física e consigam melhorar a postura, assim como desenvolver bem-estar físico e emocional ao praticarem a dança. “A dança do ventre sofreu muito preconceito ao longo de sua história, mas ela traz muitos benefícios para quem pratica. Um deles é a consciência corporal da mulher e de seus movimentos, além de ser uma atividade física que proporciona tanto saúde emocional quanto física”, explicou a diretora.

Além desses benefícios, a dança do ventre ajuda a melhorar a flexibilidade do corporal e a postura, amenizando as dores na coluna, por exemplo, assim como contribui para a queima de gordura corporal, ajuda a fortalecer os músculos, melhora a autoestima e minimiza os efeitos da TPM e da chegada da menopausa.

Nesse workshop, estão sendo ofertadas 20 vagas, pensando em despertar o interesse das participantes e desmitificar a dança do ventre. A ministrante da atividade já ofereceu outras oficinas de dança do ventre voluntariamente, antes da pandemia. Porém, com a chegada do Coronavírus e a necessidade do isolamento social, foi preciso suspender as atividades que, agora, estão retornando presencialmente. “É uma satisfação retomar as aulas presenciais no Centro de Oficinas, ainda mais com esse workshop, porque a atividade física traz diversos benefícios para a saúde da mulher e acredito que a dança do ventre é uma atividade bem completa, que pode ser uma alternativa para quem não gosta muito de musculação ou de academia. Além de ser benéfica nesse sentido, é uma oportunidade para as participantes fazerem novas amizades e se divertirem enquanto aprendem algo novo”, completou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.