Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba concedeu liminar para que três empresas de grande porte restrinjam, em todo o Paraná, a venda de artefatos de madeira tratada com substâncias tóxicas e cancerígenas. A decisão atende a pedido feito pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor da capital, em ação coletiva de consumo contra a América Latina Logística S/A (ALL), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Segundo apurou o Ministério Público do Paraná, as empresas adquiriram dormentes e postes tratados com creosoto, substância altamente tóxica, que coloca em risco a saúde da população, por seu alto teor cancerígeno. Conforme diretrizes do Ibama e da Anvisa, o óleo de creosoto deve ser usado exclusivamente como preservativo de madeira para dormentes, postes, cruzetas, mourões para cercas rurais, esteios e vigas. No entanto, dormentes e postes, quando não mais servíveis ao fim para que foram projetados, têm sido reinseridos no mercado pelas requeridas, sem que sejam observadas as restrições de utilização. Tal madeiramento comercializado indevidamente é comumente utilizado para paisagismo público e privado, o que coloca em risco a população, que fica assim sujeita ao contato constante com a substância tóxica.

Com a decisão, as empresas ficam proibidas de comercializar dormentes, cruzetas, postes ou qualquer espécie de madeira tratada com substâncias tóxicas e cancerígenas, exceto quando direta e estritamente destinados à reutilização como dormentes, postes, cruzetas, mourões para cercas rurais, esteios e vigas. O descumprimento da liminar pode resultar no pagamento de multa pelas requeridas.

Asimp/Ministério Público do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.