Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ambientalista que percorreu todo o curso do rio, por terra e ar, faz um balanço da expedição

Após 15 dias explorando o rio Paranapanema, por terra e pilotando um paramotor, o ambientalista Lu Marini encerrou sua expedição ontem (4), fazendo um relato da jornada para cerca de 200 estudantes. O encontro aconteceu no município de Rosana (SP), onde o Paranapanema encerra seu curso de 929 quilômetros lançando-se às águas do rio Paraná. Em síntese, Marini avaliou que o Paranapanema possui “menos problemas e mais natureza”, se comparado a outros grandes rios também explorados por ele, como o Tietê e o São Francisco.

Dentre as impressões da viagem, o ambientalista destacou o rio limpo, cheio e margeado por muito verde. “O que mais me impressionou foram os longos caminhos que sobrevoei ao lado de florestas preservadas, e os cinturões de mata ciliar, mesmo em trechos com muitas fazendas de gado e plantações”, contou Marini para um público de 150 alunos da rede municipal de ensino e 50 integrantes do Projeto Guri – uma geração nova, que vive às margens do Paranapanema e tem nele um bem de valor natural e cultural a ser preservado.

Interessado não somente nas belezas naturais, mas também nas questões ambientais, o expedicionário se deparou com problemas como o descumprimento da legislação em Áreas de Preservação Permanente (APP). “Acho que o grande problema que afeta não só o Paranapanema, mas outros rios que sobrevoei, é a falta de consciência ambiental”, lamentou Marini. Em contrapartida, ele disse que foi surpreendente encontrar extensas áreas com matas preservadas, como no trecho entre as hidrelétricas Jurumirim e Chavantes, e o Parque Estadual Morro do Diabo, no Pontal do Paranapanema.

“Ver a natureza ganhando espaço em meio a tanto desenvolvimento me surpreendeu, me deixou muito feliz e também esperançoso quanto à superação dos problemas ambientais”, disse Marini.

Histórias Ribeirinhas

“Conhecer histórias de quem vive junto do rio, é sempre muito emocionante”, comentou Lu Marini sobre outro aspecto do projeto: colher relatos de pessoas que convivem com o Paranapanema e  acompanham suas mudanças. Por meio dessas entrevistas, Marini conheceu de poeta a atletas e pescadores. “O encontro com as crianças, nos meus pousos, foram também momentos de muita alegria. Uma recepção sempre calorosa, através de olhares curiosos”, relembrou o piloto.

Marini, que durante a jornada visitou vários projetos de preservação e recuperação ambiental, também se emocionou ao encontrar gente que trabalha a favor do rio, em ONGs e empresas. “Foi impressionante sobrevoar as áreas de matas às margens dos reservatórios de hidrelétricas e conhecer o trabalho do pessoal do Instituto de Pesquisas Ecológicas, de criação de corredores ecológicos para garantir vida longa ao ecossistema”, expôs Marini.

A exploração do Paranapanema contabilizou 987 quilômetros percorridos, 32 horas de voo e 18 municípios visitados em 15 dias. A empreitada teve patrocínio da Duke Energy, via Lei Rouanet. “Para viabilizar os projetos, busco pelo apoio de empresas que tenham responsabilidade ambiental e foi justamente o que encontrei na Duke Energy – uma empresa que devolve à natureza o que a natureza lhe oferece”, disse o piloto sobre o patrocínio. O resultado da expedição, o público poderá conhecer em um documentário e um livro, a serem lançados pelo ambientalista em agosto, mês de aniversário do Paranapanema.

A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.​

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.