Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste ano, o tema central é “Água: Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento”. Todas as atividades estão sendo organizadas com o objetivo de apontar indicativos e perspectivas que denotem a importância da água no contexto da vida, da saúde e como insumo necessário ao desenvolvimento que traz emprego e renda. O evento será online.     

O Governo do Paraná vai sediar o XXIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que começa no próximo dia 04 e segue até o dia 07 de outubro. haverá palestras, rodas de diálogos e apresentação de visitas técnicas em projetos desenvolvidos no Estado.

O Encob é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT), com o apoio do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná.

Por conta do quadro da pandemia, o evento será totalmente online. A XXIII edição tem limite de 5 mil participantes, restando pouco mais de mil vagas. Para acompanhar, basta fazer inscrição gratuita neste SITE.

Neste ano, o tema central do encontro é “Água: Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento”. Todas as atividades estão sendo organizadas com o objetivo de apontar indicativos e perspectivas que denotem a importância da água no contexto da vida, da saúde e como insumo necessário ao desenvolvimento que traz emprego e renda.

A programação visa estabelecer uma interface entre qualidade e quantidade da água, com a sustentabilidade necessária dos recursos hídricos para o futuro.

 “Aqui no Estado temos um trabalho muito bom com os Comitês de Bacias Hidrográficas. Em Curitiba temos a cobrança para uso de água bruta e o enquadramento dos corpos hídricos”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

O diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT) e presidente do Comitê de Bacias do Paranapanema, Everton Souza, faz um convite para conhecer o trabalho realizado no Paraná. “É muito importante que a população participe do evento, especialmente quem é interessado em gestão de recursos hídricos ou membro de um Comitê de Bacia Hidrográfica”, disse.

O Paraná possui, atualmente, nove Comitês de Bacias em funcionamento. O Instituto Água e Terra é o responsável por garantir o apoio necessário para a atuação de cada um, exercendo a função de secretaria-executiva. Em todo o país, existem 230 Comitês de Bacias instituídos.

ENCOB

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias ocorre desde 1999, com a missão de articular, capacitar e promover o diálogo visando a gestão integrada dos recursos hídricos.

São aguardados representantes do poder público municipal, estadual e federal, usuários de recursos hídricos, Ongs, universidades, e demais interessados no tema, com representantes de todos os estados brasileiros.

Os comitês de bacias são os protagonistas do evento, apresentando as experiências e ações que estão sendo realizadas nas Bacias Hidrográficas.

Daniele Iachecen/Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.