Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A onça parda capturada em uma casa em Assaí foi solta na segunda-feira, 25, após ser tratada no Hospital Veterinário da UniFil. O macho adulto de aproximadamente dois anos passou por procedimentos clínicos para curar ferimentos no membro torácico e na pata traseira, além de verificação das condições de saúde assegurando a volta saudável ao habitat natural.

Veterinários do HV e profissionais do Instituto Água e Terra (IAT) levaram o animal até uma área adequada para sua sobrevivência, que não pode ser identificada para evitar a ação de caçadores ou outros tipos de riscos. Em poucos segundos a onça saiu da caixa de transporte e correu em direção à mata.

Apelidado de Wolverine pela equipe do HV da UniFil, o felino tinha ferimento anterior à captura na última sexta-feira (dia 22). "Médicos veterinários, com apoio de técnicos e estagiários, fizeram a limpeza e a sutura. Depois foram realizados exames de raio-x, coleta de sangue e outros procedimentos para garantir a recuperação do animal", diz a coordenadora do Hospital Veterinário, professora Mariana Cosenza.

Ela destaca que mais uma vez o HV da UniFil consegue resultado positivo na acolhida e tratamento de uma onça, como já havia ocorrido no mês passado com um exemplar encontrado na área urbana de Arapongas. A médica veterinária alerta sobre a possibilidade de outros animais aparecerem nas cidades e como as pessoas devem agir. "É fundamental acionar imediatamente o IAT, a Força Verde ou outro órgão ambiental, além de não promover aglomeração para não estressar o bicho e evitar o perigo de ataque", comenta.

O Hospital Veterinário da UniFil é o único no Norte do Paraná credenciado pelo IAT como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). Participaram do atendimento a Wolverine os médicos veterinários Marcos Shiozawa, Daniele Martina e Mariana Cosenza, com apoio do enfermeiro veterinário Juscelino e técnica de raio-x Greice.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.