Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será que o resíduo urbano faz parte do problema ou da solução do desperdício de energias renováveis em forma de esgoto e lixo nas cidades? Para Gabriela Otero, coordenadora técnica da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a resposta é simples: solução.

Gabriela diz que a Abrelpe e a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) fizeram recentemente um estudo conjunto sobre o potencial perdido em biogás que poderia ser gerado com a parte orgânica do resíduo sólido urbano. Os resultados serão um dos assuntos abordados durante o painel “Estamos desperdiçando energias renováveis em forma de esgoto e lixo urbano?” que acontece em forma de webinar no YouTube no dia 9 de setembro, a partir das 10h30 da manhã, o primeiro dia da programação do evento online  do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

 “Vamos mostrar como a geração de biogás com a destinação adequada desses resíduos sólidos é importante não só para a cadeia do biogás, mas também para outros setores, como o de transporte, o de energia e o da agricultura urbana familiar, por exemplo, e a criação de cidades inteligentes”, diz a coordenadora técnica da Abrelpe, que debaterá o assunto com Suelen Paesi e Vânia Schneider (Universidade de Caxias do Sul - UCS), José Fernando Thomé Jucá (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e Maria Varesche (Universidade de São Paulo - USP).

Programação

A programação online do Fórum ainda tem outros dois dias. Na quinta-feira, dia 10 de setembro, o tema é “Como tornar uma planta de biogás no agronegócio mais eficiente e lucrativa?”, com Airton Kunz e Ricardo Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves), Odorico Konrad (Universidade do Vale do Taquari - Univates) e André Holzhacker (Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - Astap). No dia 11 (sexta-feira), é a vez de debater "Biogás no Brasil: Quais os avanços e perspectivas de futuro?", com Felipe Souza Marques (Centro Internacional de Energias Renováveis - CIBiogás), Tamar Roitman (Associação Brasileira do Biogás - ABiogás), Luis Felipe Colturato (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - Unido/GEF), Maycon Vendrame (Itaipu Binacional) e Hugo Figueiredo (Companhia de Gás do Ceará - Cegás).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, e os participantes receberão certificado digital. As transmissões serão ao vivo no canal do evento no YouTube (youtube.com/biogasebiometano), e apenas os inscritos receberão link de acesso.

Fórum presencial em 2021

O encontro presencial do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano acontece em Caxias do Sul-RS, entre 29 de março e 1º de abril de 2021, no UCS Teatro e no Centro de Convivência da UCS.

A programação inclui seminários técnico-científicos, reuniões com produtores, setor industrial, prefeituras, pesquisadores e instituições de ciência e tecnologia e palestras, além do espaço de negócios para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Nos painéis serão debatidos o panorama do biogás e do biometano; arranjos cooperativos e parcerias público-privadas em projetos de biogás; biogás para energia elétrica; desafios e oportunidades para o biometano; biogás na indústria e na agropecuária e biogás de resíduos sólidos urbanos e esgoto.

Na quinta-feira, último dia do evento, os inscritos nas visitas técnicas podem acompanhar experiências e aplicações práticas de produção de biogás. Um dos roteiros inclui visitas à Fazenda Trevisan em Farroupilha e à Ambev em Viamão. A segunda opção é por visitas à Folhito Adubos Orgânicos em Estrela e à propriedade da família Wallauer em Salvador do Sul. A programação completa, os roteiros e outras informações estão disponíveis no site do evento, no endereço www.biogasebiometano.com.br.

Realização

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é uma realização CIBiogás, Embrapa Suínos e Aves e UCS, com organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Lucas Scherer Cardoso/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Fórum Biogás e Biometano - Suellen Paesi - UCS - Divulgação
Fórum Biogás e Biometano - Gabriela Otero - Abrelpe

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.