Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Decreto foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Entre as diretrizes do PEEAPR estão a mobilização e a articulação das representações políticas estadual e municipal e, também, o fortalecimento do tema meio ambiente nos Sistemas de Ensino.

O Governo do Paraná instituiu, por meio do Decreto nº 11300/22 , o Programa Estadual da Educação Ambiental do Estado do Paraná (PEEAPR). O documento foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na sexta-feira (03), data em que se comemorou o Dia Nacional da Educação Ambiental.

“O cuidado com a biodiversidade é essencial agora e para as gerações futuras. Já temos políticas, ações e programas em diversas frentes e agora o Paraná dá mais um passo importante com o Programa Estadual da Educação Ambiental, que vai garantir outras ações não só no presente, mas também a médio e longo prazo” destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O Decreto detalha as linhas de atuação da Política Estadual de Educação Ambiental, estabelecida pela Lei Estadual nº 17.505/2013 e regulamentada pelo Decreto nº 9.958/2014. Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza, o novo decreto representa a efetivação de um trabalho que já vem sendo feito no Estado.

“O Governo do Estado tem feito muitas entregas nos últimos três anos e cinco meses, mas continuamos semeando as sementes para que toda a sociedade possa colher muitos frutos desse trabalho nos próximos anos e usufruir de um meio ambiente que todos nós merecemos”, disse.

Entre as diretrizes do PEEAPR estão a mobilização e a articulação das representações políticas estadual e municipal e, também, o fortalecimento do tema meio ambiente nos Sistemas de Ensino.

 “Esse programa estabelece linhas de atuação e diretrizes para a educação ambiental formal e não formal, que serão executadas por diversas secretarias, como a da Educação e do Esporte, bem como tantas outras instituições e autarquias vinculadas ao Estado”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

A promoção da educação ambiental também conta com a participação de entidades da sociedade civil.

Na prática

O Programa Estadual da Educação Ambiental é desenvolvido pela Sedest para o planejamento de estratégias que conduzam a novos planos, projetos e ações a serem implementados nas diferentes esferas da sociedade – setor público ou privado, organizações sociais, academia, entre outros.

Entre as linhas de atuação que a pasta já desenvolve está a disponibilização de cartilhas educativas voltadas ao público infantojuvenil. As Cartilhas Educativas da Mila foram produzidas com o objetivo de divulgar assuntos importantes da fauna, de maneira educativa e lúdica a esse público. Confira todas as vesões AQUI.

São oito temas: fauna urbana; fauna vitimada; animais de companhia; animais da fazenda; fauna ameaçada de extinção; fauna marinha; abelhas nativas sem ferrão e turismo ecológico.

Há também o projeto Trilha Ambiental, que disponibiliza painéis que simbolizam uma trilha com informações sobre cuidados com o meio ambiente, além de um jogo gigante de tabuleiro que faz um passeio ecoturístico pelo Litoral do Paraná e Serra do Mar, jogo gigante de dominó, pintura corporal com ilustrações de animais, entre outros jogos educativos.

Outra linha de ação da Sedest é a criação do Portal Conexão Ambiental, uma iniciativa para coletar e disponibilizar informações sobre boas práticas e ações para educação ambiental e sustentabilidade; disponibilizar materiais informativos, educacionais, conteúdo de projetos, estudos e boas práticas para educação ambiental no Paraná; fortalecer ações locais organizando e disponibilizando informações sobre experiências que visam a sustentabilidade e educação ambiental; estimular a cooperação e parcerias para ações que visem a sustentabilidade e educação ambiental entre as diferentes esferas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.