Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), terá atividades voltadas à conscientização e aos cuidados que as pessoas devem ter com a água para garantia da sua qualidade e quantidade no futuro.

Em todo o Paraná serão realizadas atividades em torno deste tema, realizada nos municípios e com cronograma diferenciado em cada cidade e região. As ações terão o apoio do Governo do Estado, por meio dos escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas do Paraná, Sanepar, Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater e núcleos regionais da Secretaria de Estado da Educação.

Curitiba
 
Na próxima segunda-feira (24), às 13h30, durante a reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), em Curitiba, a Secretaria do Meio Ambiente, e Secretaria de Estado da Educação lançam o "Ano pedagógico da água" - ação educativa para debater o tema água nas escolas. Também será lançado o livro "Paraná e suas Águas” e apresentadas as metas de gestão de águas, no âmbito do Programa de Consolidação do Pacto Nacional de Gestão das Águas (Progestão). O evento será Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na Avenida Comendador Franco, 1341, em Curitiba.

"A água é o mais importante patrimônio público do planeta, pois garante a sobrevivência de todos os seres vivos. O Dia Mundial da Água promove uma reflexão sobre a água que queremos e podemos ter. Cuidar da água é tarefa de todos", declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

A programação do Dia Mundial da Água inclui palestras, passeios ciclísticos, plantios de árvores às margens dos rios, apresentações teatrais, atividades lúdicas, entre muitas outras ações. Confira algumas atividades:

Ponta Grossa
 
As atividades serão realizadas nas escolas estaduais de Ponta Grossa e também em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Carambeí. N programação aconteceu ontem (21) o  plantio de árvores nativas, às margens do Rio São João, na propriedade do senhor Pedro Greidanus. No dia 24 de março, serão promovidas palestras e atividades lúdicas com os alunos das escolas estaduais. O tema será "Água um bem precioso".

"A divulgação das ações regionais é fundamental para o fortalecimento da educação ambiental em todos os municípios dos Campos Gerais", afirmou o chefe regional da Secretaria do Meio Ambiente, Ronaldo Lucas Becher.

Guarapuava e região
 
A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava está promovendo, desde o dia 18 a Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Água com o tema “Nunca diga desta água não beberei”. A ação conta com o apoio dos órgãos ambientais do Governo do Estado.

Serão promovidas ações educativas com estudantes da rede municipal e estadual de ensino e com a população em geral. "O objetivo é evidenciar que a água é um recurso finito, nesse sentido, precisamos preservá-la, para evitar problemas como de poluição, escassez de água tanto para os seres humanos quanto para os ecossistemas", afirmou o secretário do Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo.

A exposição fotográfica "Azul – Água em Guarapuava" também faz parte da programação. Cerca de 30 fotos foram registradas por fotógrafos profissionais e amadores do município. A exposição apresenta diversos olhares do tema água na cidade. Ontem (21), durante todo o dia, foram promovidas palestras e oficinas técnicas - no Colégio Estadual Arlindo Ribeiro - para alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e alunos do técnico agrícola do Colégio Estadual Arlindo Ribeiro. O tema foi a preservação e conservação dos recursos hídricos. Hoje, 22 de Março, haverá exposições de trabalhos sobre o tema Água, na rua XV de Novembro.

Oeste
 
Em Foz do Iguaçu, a Secretaria estadual do Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação promoveram a apresentação do Projeto "Conhecendo os rios do Parque Nacional do Iguaçu". Ontem, às 20h, foi apresentado o espetáculo "Tenha sede cultura", às 20h, na Câmara de Vereadores e hoje (22), a atividade é para a recuperação de uma nascente, localizada na propriedade do senhor José Molon, em Matelândia.

Sudoeste
 
Em Pato Branco, o Conselho Municipal de Meio Ambiente está promovendo palestras em escolas municipais e visitas à Trilha Ecológica do Arroio Ligeiro. O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes fará palestra na Estação experimental da Universidade Tecnológica Federal de Pato Branco (UTFPR-PB) sobre a Gestão dos Recursos Hídricos no Paraná. Também haverá palestra com Denise Rauber, sobre os Comitês de Bacias Hidrográficas.

Ontem foi apresentado um Teatro com o tema Água e a afirmação da Carta de Pato Branco para o Desenvolvimento Sustentável. Tudo acontece no anfiteatro da UTFPR-PB. Hoje (22), será promovida, às 13h, uma atividade de educação ambiental, com o recolhimento de entulhos nas estradas rurais de Pato Branco.

Norte
 
Para comemorar o Dia Mundial da Água com participação da comunidade, a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá promoverá, neste sábado (22), plantio de mudas frutíferas e de outras espécies nativas nas margens do Córrego Miosótis.

O objetivo é despertar a atenção da população para a importância dos córregos urbanos, que quando não são protegidos acabam carregando sujeira e poluição também para os dois maiores rios da região, o Ivaí e o Pirapó, que abastece a cidade de água potável.

A atividade, a partir de 9 horas, consistirá no plantio de 2.500 mudas nas margens da área onde o Miosótis corta o Jardim Tóquio. O plantio será feito pela população convidada, estudantes e 120 universitários da Faculdade Alvorada.

Outras atividades contra a poluição e melhoria da água estão programadas para a região nos próximos dias. No dia 30 de março, em Uniflor, serão plantadas mil árvores às margens do Rio Pirapó, que também receberá 10 mil peixes juvenis (alevinos maiores) de espécies nativas na altura do local denominado Ponte Preta. Mais plantios e soltura de peixes estão sendo programados também para Jussara e outras cidades da região.

Dia da Água
 
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Desde então, as celebrações ao redor do globo acontecem em 22 de março a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os desafios relacionados aos recursos hídricos. Em 2003, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Água, também celebrado em 22 de março.
 
Ceres Battistelli/Asimp/Sema/PR
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.