Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Coordenado pelo Samae, “Ibiporã Devolve” objetiva organizar a logística reversa de resíduos sólidos especiais e perigosos para pequenos geradores

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Administração Municipal lançam nesta sexta-feira (03), às 9 horas, no Auditório do Samae, o programa “Ibiporã Devolve”, em cumprimento à lei nº2.799/2015, que institui o Programa Municipal de Logística Reversa de Resíduos Sólidos Especiais e Perigosos para Pequenos Geradores.

O objetivo é organizar a logística reversa (instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada) de resíduos sólidos especiais e perigosos, os quais não podem ser misturados à coleta diária. “Resíduos como pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de tintas e solventes, bitucas de cigarro e medicamentos vencidos não podem ser colocados à disposição para coleta pública pois, devido às suas características (presença de metais pesados, como chumbo e mercúrio), podem causar graves danos à saúde, como anemia, câncer, lesão renal e cerebral, fibrose pulmonar, e ao meio ambiente, contaminação da água, solo e ar, se descartados incorretamente”, alerta o coordenador do programa e diretor de Limpeza Pública do Samae, Miguel Gardini.

Como a lei prevê a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o Samae, autarquia responsável pelos serviços públicos de água, esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, será a responsável por articular o modal de coleta, transporte e destinação final destes resíduos produzidos por pequenos geradores.

Na prática, o Samae oferecerá ao pequeno gerador alternativas para acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos especiais e perigosos. “Serão disponibilizadas embalagens de papelão dupla onda, resistente a impactos, de cinco diferentes tamanhos cujos valores variam de R$10,00 a R$30,00 (já inclusos todos os custos). O cidadão colocará na embalagem, respeitando a capacidade de armazenamento de cada tipo os seguintes resíduos: pilhas e baterias; eletroeletrônicos de uso doméstico, com exceção da linha branca; lâmpadas de até 1,23 cm de comprimento; embalagens de tintas e solventes de até 18 litros; óleos e gorduras de origem vegetal e animal; extintores de incêndio de até 6 kg; medicamentos vencidos, desde que não perfuro-cortantes; reatores de luminárias; bitucas de cigarro;chapas de raio-x. Depois de cheia e bem fechada a embalagem “Ibiporã Devolve” o cidadão ligará no Samae, este enviará um servidor para realizar a coleta no endereço ou ele próprio poderá entregar na recepção da autarquia”, explica Gardini.

O coordenador do programa acrescenta que após a coleta e posterior triagem dos resíduos, será emitido um certificado pelo Samae onde constará a quantidade, composição e forma de destinação que será dado ao resíduo. “A certificação é uma garantia de que quando o cidadão coloca nas mãos do Samae os resíduos, estes serão destinados de forma correta e ambientalmente adequada, resguardando o meio ambiente como um todo; além de assegurar documentação necessária ao bom desempenho do seu ramo de atividade, garante ainda segurança jurídica a empresas pequenas geradoras”, argumenta o coordenador.

Para conscientizar sobre a responsabilidade de cada um na logística reversa, o Samae desenvolveu uma identidade visual para o programa e materiais de divulgação como panfletos, banners e cartazes a serem afixados em locais de grande movimentação e um manual de orientação para pequenos geradores.

Dentre as ações de educação ambiental estão a realização de palestras em escolas e indústrias. Os comerciantes destes tipos de resíduos serão orientados para que disponibilizem em seu estabelecimento um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) e informem seus clientes sobre o programa. “Ibiporã é pioneira e referência na gestão de resíduos sólidos, com um sistema completo de coletiva seletiva que conta com a colaboração da população ao separar rejeitos e recicláveis dos orgânicos. A concretização deste programa, inédito no país, mostra a preocupação da Administração Municipal com o desenvolvimento sustentável do município, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas”, conclui Gardini.

O evento integra a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre os dias 30 de maio e 5 de junho.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.