Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o sistema, que começou a funcionar ontem (22), os empreendedores não precisam mais ir até o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Eles podem fazer a solicitação pelo computador, digitalizando os documentos. As vistorias locais continuam. Técnicos do órgão continuarão realizando o acompanhamento in loco dos empreendimentos

A partir de hoje, o licenciamento ambiental para atividades industriais pode ser solicitado via internet através do site do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A facilidade faz parte do novo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desenvolvido pelo IAP, em parceria com a Celepar, e que gradativamente irá atender todas as atividades passíveis de licenciamento ou dispensa de licenciamento ambiental.

Com isso, os empreendedores não precisam mais ir até o Escritório Regional do IAP. Eles podem fazer a solicitação pelo computador digitalizando os documentos.

O IAP explica que a solicitação via internet não dispensa as vistorias locais. Técnicos do órgão continuarão realizando o acompanhamento in loco dos empreendimentos que buscam o licenciamento ambiental. Porém, com o sistema, as análises do documento de licenciamento ambiental tendem a ser mais ágeis, transparentes e padronizadas.

Como funciona

O sistema pode ser acessado através do link SGA na página do IAP (www.iap.pr.gov.br). Nesta página está o tutorial para ensinar os usuários ambientais a utilizarem o sistema, além de serviço para tirar dúvidas e prestar outros esclarecimentos. O sistema também pode ser acessado diretamente pelo endereço eletrônico www.sga.pr.gov.br. O sistema só irá funcionar na versão atual do navegador Mozilla Firefox.

Os responsáveis pelo empreendimento deverão se cadastrar no sistema antes de realizar a primeira solicitação do licenciamento ou a sua renovação. Nesse cadastro é necessário indicar o CPF ou CNPJ. O imóvel no qual será realizada a atividade passível de licenciamento ambiental também deve ser cadastrado no sistema. Para isso, serão necessários demarcar os pontos de Geolocalização do Imóvel.

Com tudo cadastrado, o usuário do sistema poderá solicitar o licenciamento ambiental. É obrigatório o preenchimento do campo CPF/CNPJ e selecionar o município. As informações e os documentos serão pedidos, de acordo com a atividade a ser licenciada.

Atividades Industriais

Estão disponíveis no sistema o licenciamento ambiental das seguintes atividades industriais: alimentos; bebidas; beneficiamento de mandioca; beneficiamentos de minerais não metálicos; beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas; indústria da borracha; indústria da madeira; indústria de material de transporte; indústria de material elétrico; eletrônicos e de comunicação; indústria de papel e celulose; indústria de produtos de matérias plásticas; indústrias diversas; indústria do açúcar e do álcool; indústria do couro e peles; indústria do fumo; indústria metalúrgica; indústria química; indústria têxtil, de vestuário, calçados e artefatos de tecidos.

SGA

O Sistema de Gestão Ambiental, no Módulo Licenciamento, é uma ferramenta informatizada para emissão de licenças ambientais, além de disponibilizar consultas e outras informações. A ferramenta é integrada com uma base de dados georreferenciados que serve de apoio à tomada de decisão na emissão de pareceres e laudos técnicos, bem como na decisão administrativa, além de dar suporte aos módulos de monitoramento e fiscalização.

O Sistema fornece informações que apóiam a gestão ambiental permitindo aos gestores uma visão geral através da integração com demais módulos e subsistemas existentes, como o de Índice da Qualidade do Ar e de restauração, que já operam desde junho desse ano.

“O SGA é uma solução informatizada que, dentre demais facilidades, permite aos usuários a requisição de licenças pela Internet e consultas relacionadas ao processo”, declarou o presidente interino do IAP, Luciano Marchesini. Por ser um sistema pioneiro ele poderá apresentar falhas que serão corrigidas por uma equipe do IAP e da Celepar imediatamente.

Asimp/IAP
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.