Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Modelo a ser implantado no município em 2020 será discutido em reunião pública nesta sexta-feira (29). CMTU propõe contratação de empresa terceirizada

Após diversas reuniões realizadas na Câmara Municipal de Londrina ao longo deste ano para debater os problemas relacionados à coleta de lixo na cidade, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) elaborou uma proposta de atualização do Sistema de Coleta de Resíduos Recicláveis, que será apresentada em reunião pública na próxima sexta-feira (29), às 9 horas, na sala de sessões do Legislativo. Além da equipe da CMTU e vereadores, o encontro deverá contar com a presença de representantes das sete cooperativas que hoje atuam no sistema, recicladores autônomos, associações de moradores e comunidade em geral.  A reunião será transmitida ao vivo pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal Câmara Londrina no Youtube.

Na última sexta-feira (22) a proposta, para ser implantada no município em 2020, foi apresentada aos vereadores que compõem as comissões de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização e de Política Urbana e Meio Ambiente, responsáveis por coordenar os debates sobre o assunto no Legislativo, iniciados há nove meses com todos os setores envolvidos no processo.

Para Gilmar Domingues Pereira, gerente de Resíduos da CMTU, a atual situação no município é preocupante. “Há veículos sem a menor condição de circular na cidade e que estão aí, fazendo a coleta de resíduos. Isto precisa ser resolvido”, defendeu, lembrando ainda que a ideia também é gerenciar melhor a coleta de materiais orgânicos e rejeitos, com ênfase na educação ambiental.

Novo modelo

Em linhas gerais, o projeto idealizado por profissionais da CMTU propõe a contratação de uma empresa para fazer a coleta dos recicláveis em todo o município, que será dividido em três grandes áreas.  As cooperativas que hoje já atuam no setor e as associações que poderão ser criadas para acolher os recicladores informais terão o papel de receber, separar e comercializar os materiais. Outra medida, já anunciada recentemente pela prefeitura, deverá ser a retomada da distribuição dos sacos verdes para o armazenamento de recicláveis. Com estas iniciativas, segundo dados da CMTU, o Município pretende otimizar a coleta e dobrar a quantidade de material recolhido.

De acordo com o diretor de Operações da Companhia, Alexandre Fujita, está sendo avaliado o custo do novo modelo para a elaboração do termo de referência e posterior publicação do edital de licitação para contratar a empresa que se responsabilizará pela coleta. “Os recursos para a implantação deste novo modelo virão do Fundo de Urbanização de Londrina (FUL)”, esclareceu Fujita.

Participação do Legislativo

O vereador Amauri Cardoso (PSDB), vice-presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos e de Fiscalização e membro da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, ressaltou que as soluções propostas foram construídas por meio dos debates realizados desde o mês de março deste ano na Câmara, quando recicladores e trabalhadores informais procuraram o Legislativo para relatar as limitações e problemas do sistema atual. Na seqüência, a CMTU foi envolvida nas reuniões que se seguiram sobre o tema.   

“A partir dos problemas aqui expostos e das nossas constantes reuniões com os técnicos da CMTU, os profissionais começaram a pensar na melhor alternativa”, afirmou Cardoso, que foi acompanhado na reunião da última sexta-feira pelos vereadores José Roque Neto (PL) e Vilson Bittencourt (PSB), respectivamente presidente e membro da Comissão de Administração; e do Pastor Gerson Araújo (PSDB), presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.