Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento é aberto ao público e será realizado no sábado (21), na Unicesumar, com transmissão pela internet; e no mesmo dia, pela manhã, haverá a pré-conferência municipal

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) e a Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) vão realizar no sábado (21), das 14h às 18h, a XI Conferência Municipal do Meio Ambiente de Londrina. O encontro pode ser conferido presencialmente no auditório da Unicesumar Londrina, que fica na Avenida Santa Mônica, 450, e também será transmitido via internet, através do canal do Consemma no Youtube. Os interessados em participar como ouvintes não precisam se inscrever antes. A capacidade do auditório da Unicesumar é de 240 pessoas.

O objetivo é debater o tema “Planejar, preservar e agir nas cidades: Londrina e a década ONU para restauração de ecossistemas”. Segundo o presidente do Consemma, Miguel Etinger, que é doutor e mestre em Direito, a intenção é chamar a atenção da população para a restauração dos ecossistemas, visto a degradação ambiental que tem ocorrido nos últimos anos e necessidade urgente de políticas ambientais que se atentem a isso.

“Achamos importante abordar esse assunto, porque precisamos chamar a atenção para as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente que vem ocorrendo e, consequentemente, trazendo os desiquilíbrios ambientais que estamos vendo. Temos que pensar formas para incentivar a preservação de parques municipais e estaduais e das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que são áreas particulares que se assemelham aos parques e têm as mesmas funções”, explicou Etinger.

Para debater o assunto, o Consemma convidou algumas autoridades, como representantes do Município de Extrema, Minas Gerais, que implantaram o pagamento por serviço ambientais, que é algo inédito no Brasil. Eles transmitirão um vídeo esclarecendo mais sobre a iniciativa. Além deles, o conselho também convidou Marcel Cláudio Sant’Ana, que é doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia da UFMG e já atuou no Ministério das Cidades, nos anos de 2006 a 2017, e desde 2008 é consultor da NeoUrbs – Desenvolvimento Territorial.

Além dos debates, a Conferência é o espaço de eleição dos novos conselheiros que vão compor o quadro do Consemma nos anos de 2022 a 2024. Há participação de 15 representantes da sociedade civil organizada e 15 pessoas do poder público. Serão eleitos cinco representantes das associações civis e comunitárias e organizações de trabalhadores; dois representantes do setor produtivo; três representantes das ONGs ambientalistas; três representantes dos institutos de pesquisa e ensino superior; e dois representantes dos conselhos de classe e associações profissionais, sendo um indicado pela Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além da conferência, no mesmo dia (sábado), das 8h às 12h30, será realizada a pré-conferência do meio ambiente. Ela será realizada de forma presencial, no auditório da Unicesumar e contará com transmissão on-line, por meio do canal do Consemma no Youtube. A mesa diretiva do encontro preparatório será composta por um integrante da comissão organizadora, pelo menos um convidado que fará a explanação do tema proposto para a ocasião, um apoiador da dinâmica e dois secretários encarregados da redação do relatório.

Cronograma da Conferência

14h – Recepção de delegados e participantes

14h20 – Abertura oficial

14h35 – Leitura e aprovação do Regulamento

15h – Reunião dos grupos por segmento e eleição dos conselheiros da sociedade civil

15h45 – Intervalo para café

16h – Plenária final – leitura e aprovação de propostas, moções e apresentação dos conselheiros eleitos e indicados pelo Poder Público

16h40 – Recesso para elaboração do relatório final

17h – Encerramento

O Conselho Municipal do Meio Ambiente é um órgão normativo, deliberativo, consultivo e fiscalizador das questões afetas ao meio ambiente.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.