Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com quatro palestras e dois talk shows durante um dia inteiro, evento discute desafios e soluções voltadas ao meio ambiente para transformar o Estado no “Paraná da Natureza”

O meio ambiente, seus desafios em todo o Paraná e as soluções de sucesso já aplicadas em cidades paranaenses estarão em pauta no  1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente, que será realizado em Londrina, no dia 14 de outubro (próxima segunda-feira), no Auditório Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A programação propõe o debate para instigar Conselhos Municipais e outros órgãos ligados ao setor a enriquecer políticas públicas para que o Paraná se torne modelo para o Brasil, propondo o tema “Paraná da Natureza”.

A palestra magna será sobre “Desafios da sustentabilidade na Agenda 2030 da ONU e o papel dos conselhos de meio ambiente”, com Silvio Barros. Ex-prefeito de Maringá por dois mandatos e  diretor da empresa Solução Consultoria há 30 anos, ele tem forte atuação na área de sustentabilidade, dirigindo a Fundação Vitória Amazônica, maior ONG ambientalista do estado do Amazonas, além de ser consultor e assessor da ABIH Nacional para implantação do Programa de Responsabilidade Ambiental – Hóspedes da Natureza. É ainda  consultor do Sebrae-PR e do Ministério do Meio Ambiente para a Organização dos Estados Americanos (OEA) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para a elaboração do  Programa de Ecoturismo da Amazônia Brasileira (PROECOTUR).

O evento também terá dois talk shows, apresentando “Cases de sucesso dos Conselhos Municipais” das cidades de Guarapuava, Ponta Grossa, Maringá, Apucarana, Foz do Iguaçu e Paranaguá.  A palestra “Resolução de conflito ambiental através da mediação” será com o Procurador Geral do Estado,  Luciano Tinoco Marchesini. Já o tema “Conselho de Meio Ambiente, legitimando a gestão das cidades” será assunto para o  presidente da Federação Nacional dos Conselhos de Meio Ambiente (Fecondema) e diretor da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Carlos Alexandre Silva.

Para mostrar o potencial de Londrina, sede do fórum, como município plenamente voltado para a temática ambiental, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemma) de Londrina, Charles dos Santos, encerra a programação com a palestra “Londrina – Capital da Natureza”. Na primeira edição do fórum, o objetivo será compartilhar experiências e reunir autoridades políticas que possam dar força às propostas retiradas do encontro. O fórum será realizado durante o dia todo, a partir das 8h, com intervalo para almoço e coffee break.

Confira detalhes no site: www.consemmalondrina.com.br

Inscrições: https://www.sympla.com.br/consemmalondrina__612569

Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.