Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Materiais foram produzidos pela Gerência de Educação Ambiental, em conjunto com quatro cooperativas de recicladores, e esclarecem as dúvidas mais comuns sobre os resíduos recicláveis

Para conscientizar a população sobre a importância de separar os materiais recicláveis corretamente, bem como informar sobre o trabalho dos recicladores, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) gravou uma série de vídeos em conjunto com quatro cooperativas de catadores. Participaram da iniciativa as cooperativas Ecorecin, Cooper Região, Cooper Refum e Coocepeve.

Ao todo, seis vídeos foram produzidos pela Gerência de Educação Ambiental da Sema e publicados no canal de Youtube da Secretaria. O mais longo deles, com nove minutos de duração, é um mini-documentário que explica o trabalho das cooperativas e busca esclarecer as dúvidas mais comuns sobre os resíduos recicláveis. Esse material foi dividido em vídeos menores, que contêm trechos com perguntas e respostas específicas abordadas no documentário.

Entre os assuntos tratados, estão informações sobre materiais que muitas pessoas desconhecem ser recicláveis, incluindo isopor, borracha e papel laminado; orientações relativas a como higienizar os resíduos antes de descartá-los, para promover o melhor aproveitamento dos itens; e dicas sobre como acondicionar objetos feitos de vidro, de forma a garantir a segurança dos catadores. Além disso, os vídeos destacam que os cidadãos devem colocar na calçada os sacos com os materiais recicláveis nas datas corretas e próximo aos horários de passagem do caminhão de coleta.

A gerente de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, frisou que os vídeos buscam mostrar os diversos benefícios proporcionados pela prática da reciclagem, incluindo a geração de renda para os catadores e suas famílias, a diminuição de resíduos no meio ambiente e o reaproveitamento de materiais pela indústria.

Ainda segundo Isidoro, o órgão planeja utilizar os materiais em ações ambientais nas escolas e palestras, assim como incentivar que sejam empregados em atividades promovidas por outras instituições. “Pretendemos produzir outros vídeos educativos sobre a coleta seletiva, abordando não somente os resíduos recicláveis, mas também o orgânico, rejeito e outros materiais, e qual é a sua destinação correta. Também faremos vídeos sobre temas como arborização urbana e bem-estar animal, falando sobre o que é considerado maus-tratos e como devemos cuidar dos animais domésticos, entre outros assuntos”, disse.

Além dos vídeos, a Gerência de Educação Ambiental elaborou um folder educativo sobre coleta seletiva, sendo que o processo licitatório para a sua impressão está em andamento. A versão digital pode ser acessada aqui.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.