Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reconhecido como uma Unidade de Conservação há quase 30 anos, o Parque Estadual Mata dos Godoy preserva ecossistemas característicos da região Norte em meio à cidade de Londrina. O local é uma opção de lazer para quem passa as férias na região e deseja ter contato com a natureza.

Administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a área possui 690 hectares de floresta, onde vivem 187 espécies de aves silvestres e 65 de mamíferos. Da área total, 10% foram transformadas em espaço de lazer, abertos à visitação pública, com três trilhas que podem ser percorridas por qualquer pessoa, sem necessidade de preparo físico.

O remanescente está a 20 quilômetros de Londrina e é circundado por áreas ocupadas pela agricultura e pecuária, sujeito a ações do homem. Vivem nesta mata catetos, onças-pardas, tamanduás, tatus, macacos-prego, cotias, quatis, antas, veados, capivaras, gatos-mourisco, jacus, papagaios, tucanos, anambés, entre outros. A mata tem perobas, figueiras, cedros, lianas e bromélias, em meio à sua diversificada vegetação.

TRILHAS - Trilha do Projeto Madeira: percurso de 540 metros. O trajeto tem início atrás do centro de visitantes, percorrendo uma área de reflorestamento de espécies nativas, denominada Projeto Madeira, e terminando na área de descanso (choupana).

Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras: Com cerca de 700 metros, nela é possível observar a exuberância da mata nativa. Tem início logo após o término da Trilha do Projeto Madeira. Seus maiores atrativos são as perobas e figueiras brancas que apresentam exemplares de grande porte.

Trilha dos Catetos: Inicia no final da Trilha do Projeto Madeira, essa trilha é feita por um caminho largo e retilíneo que adentra a mata nativa e termina no limite noroeste do Parque.

O Parque preserva remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual Montana, a Floresta Secundária e as áreas de reflorestamento. É importante para a região, não apenas por sua extensa vegetação florestal, mas sobretudo pelo estado de conservação e diversidade da sua fauna e flora.

HISTÓRIA – O Parque também é uma lição sobre conscientização ambiental e preservação do meio ambiente. Até ser adquirido e transformado em Unidade de Conservação, em junho de 1989, a área pertencia à Fazenda Santa Helena, de propriedade da Família Godoy.

A família sempre teve a preocupação de preservar a área, promover visitas de crianças, estudantes e pesquisadores para mostrar a importância de se preservar o ambiente. A preocupação é a mesma do IAP, que mantém o local não só como um parque de lazer de contato com a natureza, mas como área de preservação e um laboratório vivo da biodiversidade, rico em espécies de fauna e flora.

SERVIÇO
Parque Estadual Mata dos Godoy

Localização: Fazenda Santa Helena – Distrito de Espírito Santo, a 20 Km do Centro de Londrina.
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos domingos e feriados, das 13h30 às 17h.
As visitas podem ser agendadas pelo telefone: (43) 3373-8700.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.