Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público Federal (MPF) em Jacarezinho/PR firmou, no dia 11 de setembro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Companhia Agrícola Usina Jacarezinho e a Companhia Canaveira de Jacarezinho para restaurar a vegetação nativa de área de preservação permanente às margens do rio Paranapanema. A área de preservação, que é de propriedade das empresas, sofreu uma forte degradação ao longo das últimas duas décadas.

Com o objetivo de restaurar a área de preservação permanente, o MPF celebrou, em 2007, um TAC com as mesmas empresas. O acordo previa a obrigação da recomposição da vegetação ciliar protetora do trecho da margem do Rio Paranapanema. Após informações colhidas nos autos do Inquérito Civil e análise de assessoria técnica do MPF, verificou-se a insuficiência das medidas adotadas para a efetiva proteção ambiental das áreas de preservação permanente. De acordo com as diligências realizadas, houve descumprimento de cláusulas do TAC e falhas na execução da restauração. Desta forma, o MPF deu prosseguimento ao Inquérito.

Em reunião realizada em 21 de agosto de 2014, ficou acordado entre o MPF e as empresas que o TAC celebrado em 2007 seria aditado com novas obrigações de restauração e pagamento de multa de R$ 10.000,00 referente à compensação pelo descumprimento do primeiro acordo. O novo TAC, assinado no último dia 11, prevê o encaminhamento de um projeto de restauração no prazo de sessenta dias. Ficou definida, ainda, uma multa de R$ 150.000,00 em caso de descumprimento do novo acordo.

Ascom/Procuradoria da República no Estado do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.