Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Meio Ambiente 04/06/2022  07h23

O mundo na UTI

Indicadores de mudanças climáticas têm recorde em 2021— Ensinar as futuras gerações é uma questão de sobrevivência

A Organização Mundial Meteorológica (OMM) confirma que 2021 está entre os sete anos mais quentes da história da humanidade. No relatório Estado do Clima, a OMM aponta que, no último ano, quatro indicadores cruciais das mudanças climáticas bateram recordes. Contudo, o impacto econômico e humano desses desastres naturais deve permanecer ao longo de2022, e a tendência é que continue sendo assim nos próximos anos.

O ano passado foi marcado por chuvas, inundações, ondas recordes de calor e incêndios em áreas extensas. Nesses eventos, milhares de vidas são perdidas. Para evitar mais impactos climáticos, o mundo necessita adotar medidas sustentáveis ainda nesta década.

Na Legião da Boa Vontade (LBV), esse trabalho socioambiental é constante. Desde seus primórdios, a Instituição trabalha temas ligados à preservação da Natureza, ao não desperdício dos recursos naturais, bem como ao comportamento sustentável, por meio de sua campanha “A destruição da Natureza é a extinção da raça humana”, conforme tese vanguardeira do presidente da Instituição, Paiva Netto. Daí a preocupação de ensinar hoje essas práticas de sustentabilidade às futuras gerações. Quanto mais facilmente compreenderem os riscos que podem ser causados pela destruição da Natureza, mais protegidas e conscientes estarão elas amanhã. É uma questão de sobrevivência.

Um bom exemplo de como cuidar do planeta é trazido pela música Cuida da Terra, com letra e música de autoria do professor Nilton Duarte, uma composição que convida à reflexão ao dizer: “Cuida bem, sim, sem ser feroz. Cuida de mim, cuida de nós. [...] Que o amanhã não terá fim”.Inclusive, essa melodia foi vencedora da categoria “Melhor Canção”da edição 2021 do Prêmio Hugo Werneck*, conhecido como o “Oscar da Ecologia” brasileiro. A música enaltece, em versos simples e amorosos, o valor da Natureza para a sobrevivência da raça humana no planeta e é interpretada pelo Coral Ecumênico Infanto-juvenil Boa Vontade, formado por crianças e adolescentes atendidos pela LBV (acesse o link e confira a canção: https://www.youtube.com/watch?v=3br3EBUsh0M).

Como cuidar do meio ambiente fazendo a minha parte

Assumir a responsabilidade deve ser algo que cada um de nós deve tomar como princípio. Toda atitude em prol do meio ambiente faz a diferença.Dessa forma, a Entidade desenvolve projetos sustentáveis a fim de minimizar os impactos gerados pela má conservação da natureza.Além de promover a consciência socioambiental as ações da LBV estimulam uma cultura de sustentabilidade.

É o que propõe as atividades que estão sendo realizadas, ao longo de todo mês, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Londrina/PR. A iniciativa tem o propósito de contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão. Conheça a LBV e ajude a cuidar do planeta. Em Londrina, a Instituição está localizada na Rua Serra dos Pirineus, 920 – Bandeirantes. Informações pelo site www.lbv.org.br ou pelo telefone (43)3328-1100.

*XII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. O tema inspirador dessa edição foi sobre a escalada do aquecimento global, que ameaça a sobrevivência de toda a vida na Terra: “Muito além do Acordo de Paris— da Era do Carvão ao Imagine climático de Bill Gates”. Criado em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck (1919-2008) e idealizado pela revista Ecológico, o prêmio tornou-se uma referência nacional, de Minas Gerais para o mundo e é conhecido como o “Oscar da Ecologia” brasileiro.Parte integrante do calendário institucional, empresarial e político do país, visa reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações, bem como destacar empresas, governos, pessoas, ONG se personalidades que mais se dedicaram à defesa do planeta e de sua humanidade, vide a realidade das mudanças climáticas.

Bianca Gunha/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.