Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Está proibida a pesca com redes e tarrafas em lagos, reservatórios e represas do Paraná. A resolução 017/2014, que regula as atividades pesqueiras, foi assinada domingo (30), em Carlópolis, Norte Pioneiro, pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

Só será permitido para pesca em reservatórios e represas o uso de linha de mão, caniço simples, com molinete ou carretilha, isca natural ou isca artificial, nas modalidades de arremesso e corrico (quando o barco permanece em movimento, com o motor ligado).

O espinhel de fundo poderá ter no máximo 15 anzóis cada, deverão ser instalados a uma distância mínima de 300 metros um do outro, independentemente do proprietário, e identificado com plaqueta contendo o número do lacre.

A assinatura da resolução aconteceu às margens da Represa Xavantes, durante as atividades do 14º Torneio de Pesca Esportiva de Carlópolis (Pescar), reconhecido como o maior evento de pesca esportiva em barco motorizado do país.

O secretário Cheida explicou que a resolução é uma necessidade para se conquistar a conservação ambiental e o equilíbrio das espécies, promovendo a sustentabilidade da atividade pesqueira com o uso de equipamentos permitidos por Lei.

“A constatação da importância deste ato normativo está aqui: o maior peixe pescado no torneio do ano passado mediu 72 centímetros. Neste ano, acabamos de verificar que a maior corvina não passa dos 50 centímetros. Tudo isso acontece porque os peixes estão desaparecendo das nossas represas por causa da pesca predatória”, declarou Cheida.

O secretário disse que a fiscalização das represas e lagos será realizada pela Polícia Ambiental e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O prefeito de Carlópolis, Marco Antônio David, disse que a assinatura da resolução é vital para a preservação da Represa de Xavantes, principal ponto turístico da cidade. “A pesca predatória está acabando com a nossa Represa que fica tomada por redes em toda sua extensão. Esta medida vem salvar nosso cartão postal e incentivar o lazer e turismo em todas as regiões que possuem represas no Paraná”, afirmou.

O Torneio de Pesca de Carlópolis reuniu cerca de 15 mil turistas de várias regiões do Paraná e também de Estados vizinhos. Mais de 350 embarcações participaram do torneio, com pescadores de 72 cidades brasileiras.
 
Ceres Battistelli/Asimp/SemaRH/PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.