Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (24) o decreto de exoneração, a pedido, do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Ricardo Soavinski. Ele deixa o Governo do Estado para integrar a equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a convite do ministro José Sarney Filho.

Soavinski assumirá a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA. O convite foi feito durante audiência do governador Beto Richa com Sarney Filho, na semana passada. Na Sema, Soavinski será substituído pelo diretor-geral, Paulino Mexia.

A Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano é responsável pela gestão das águas no território brasileiro. Também define políticas relacionadas à temática urbana, como a mobilidade, poluição sonora e atmosférica, resíduos sólidos, eficiência energética, economia de água e outros fatores que contribuem para tornar uma cidade sustentável.

Paranaense, nascido em Maringá, Ricardo Soavinski é oceanógrafo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo federal. Sua atuação sempre foi voltada à pesquisa e conservação da natureza. Coordenou programas e projetos no IBAMA, Ministério do Meio Ambiente e ICMBio. Entre os cargos que ocupou ao longo da carreira, destacam-se o de diretor de Ecossistemas do Ibama, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente e diretor de Unidades de Conservação do ICMBio.

Ele assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente em janeiro de 2015, início da segunda gestão do governador Beto Richa. O novo secretário, Paulino Mexia, é funcionário de carreira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi chefe regional do órgão em Maringá e assumiu a diretoria-geral da Sema também em 2015.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.