Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Procuradora Regional da República de São Paulo requisitou no último dia 15, estudos científicos que comprovam a periculosidade de dez substâncias usadas na formulação de agrotóxicos e presentes na água consumida pela população. A requisição atende a uma solicitação feita pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam).

Agrotóxicos formulados com estas substâncias foram detectados pelo Ministério da Saúde nas águas servidas à população, em 1 em cada 4 municípios do Brasil, durante campanha de monitoramento cujo resultado foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde em https://app.rios.org.br/index.php/s/ljppVjrP37ak8HE.

Segundo o Proam, “além dos valores encontrados serem superiores aos índices recomendados como seguros pelo Ministério da Saúde, a situação se tornou mais grave diante de estudos realizados pela pesquisadora Monica Lopes Ferreira, do Instituto Butatan, que atestam a periculosidade dos agrotóxicos formulados com a substâncias abamectina, acefato, alfacipermetrina, bendiocarb, carbofurano, diazinon, etofenprox, glifosato, malathion e piripoxifem”.

A solicitação do Proam, ocorrida no dia anterior, 14, à procuradora regional da República, Sandra Akemi Shimada Kishi, pede providências urgentes para evitar os riscos aos quais a população brasileira está submetida.

Segundo a procuradora, os dados mostram a necessidade de ações do MFP. “Diante das importantes conclusões técnico-científicas, medidas proativas de integridade serão providenciadas”, afirma Sandra Kishi.

Os dados do Ministério da Saúde, coletados entre 2014 e 2017, destacaram em mapa interativo quais municípios tinham índices de pesticidas na água bem acima do limite considerado seguro. Revelou ainda as graves falhas no monitoramento e na responsabilização dos órgãos federais, estaduais e municipais, que teriam a função de avaliar a qualidade da água.

“Estamos em um estágio elevado de riscos à saúde pública e ao meio ambiente, diante do grau de novas constatações que vêm sendo divulgadas. Não se pode admitir a falta de fiscalização e controle da qualidade do elemento mais essencial à vida, que é a água consumida pela população”, afirma o ambientalista Carlos Bocuhy, presidente do Proam.

“Em alguns municípios o levantamento constatou a presença de pesticidas 160 vezes acima do valor permitido e a periculosidade dessas substâncias está sendo comprovada cada vez mais em função de estudos científicos recentes”, diz Bocuhy.

Conforme o ambientalista, está provado que é extremamente falha a estrutura que gira em torno do Sisagua, o sistema criado pelo Ministério da Saúde para armazenar dados sobre a água. O sistema tem de ser alimentado por dados enviados pela União, estados, municípios e empresas de abastecimento, o que não vem ocorrendo corretamente, argumenta Bocuhy.

“A população está refém de um sistema que não funciona e com risco à sua saúde cada vez que abre a torneira para consumir água contaminada”, afirma. É inaceitável que a sociedade brasileira tolere a inércia do poder público frente a estes fatos.

Mauro Arbex/Proam

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.