Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atitudes do cotidiano são fundamentais para preservar a natureza e ainda auxiliar na geração de empregos

Apreservação dos recursos naturais e da própria vida na Terra depende, cada vez mais, do respeito dos seres humanos aos limites do planeta. Com o acelerado desenvolvimento econômico nas últimas décadas, é inevitável que o consumo crescente de água, energia e alimentos tenha um impacto na natureza. Mas esses efeitos podem ser substancialmente minimizados se práticas sustentáveis, de simples execução, forem adotadas por todos. É desse tipo de preocupação que trata o consumo consciente, celebrado na segunda-feira (15).

Os 3Rs

De maneira simplificada, o consumo consciente pode ser resumido pelo princípio dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Nesse contexto, o primeiro significa consumir menos produtos com alto potencial de gerar resíduos – como sacolas e canudos plásticos –  e dar preferência àqueles que tiverem maior durabilidade e oferecerem menos riscos à natureza. Reutilizar, como o verbo indica, consiste em reaproveitar tudo aquilo que não for descartável, como embalagens de sorvete, por exemplo. Já reciclar é o processo de transformação de materiais diversos em matéria-prima para outros produtos.

Consumidor

Sempre que fizer uma compra, o consumidor consciente deve levar em conta questões como o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho. Ele deve entender que, em suas escolhas, é necessário buscar um equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade. Além disso, esse consumidor é aquele que prioriza as empresas empenhadas em oferecer produtos que respeitem o planeta.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, organização não governamental que trabalha na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, mostra que os brasileiros ainda têm muito a avançar nesse quesito. O levantamento elencou 13 comportamentos desejados – como fechar a torneira enquanto escova os dentes e evitar deixar lâmpadas acesas em ambiente desocupados – para avaliar o grau de consciência do consumidor do País.

Apenas 4% das pessoas foram classificadas no nível mais elevado (aquele em que o consumidor adota de 11 a 13 dos comportamentos listados). Além deles, 20% foram enquadrados como engajados (8 a 10 comportamentos), 38% como iniciantes (5 a 7 comportamentos) e outros 38% como indiferentes (0 a 4 comportamentos).

Agenda 2030

Além da população, governos e órgãos internacionais também têm papel fundamental na promoção do consumo consciente. O tema é uma das prioridades, por exemplo, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), que traz 17 objetivos para o planeta. Entre outros pontos, estão assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. As metas para a área incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais.

No Brasil, o estímulo à implementação das práticas sustentáveis previstas pela ONU ocorre, principalmente, por meio do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente. A medida busca engajar tanto os setores privado e público quanto os consumidores a aplicarem os padrões de produção e consumo sustentáveis preconizados mundialmente.

Além disso, a pasta é responsável pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que estimula os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Dicas

Confira exemplos de como se tornar um consumidor mais consciente:

Evitar embalagens desnecessárias: Cerca de 1/3 do lixo doméstico é composto por embalagens e 80% delas são descartadas após o primeiro uso, poluindo o meio ambiente e fazendo com que mais unidades sejam produzidas.

Usar sacolas retornáveis: A decomposição de sacolas plásticas leva séculos. Por isso, é importante adotar, sempre que possível, as que podem ser utilizadas outras vezes.

Reciclar embalagens: A reciclagem não apenas diminui os impactos ambientais e reduz a quantidade de lixo produzido, como também é uma fonte de emprego e renda para muitas pessoas. Materiais que parecem não ser mais úteis, como garrafas plásticas, caixas de papelão e latas, podem ser reaproveitadas em muitas atividades.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente, da ONU e do Instituto Akatu

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.