Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Norma de gestão ambiental será aplicada nos processos de produção de água e de esgoto na cidade

Com o plantio de 30 mudas de espécies nativas às margens do Córrego Água Fresca, ontem (21), no Dia da Árvore, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) marcou o início da implantação da norma ISO 14001 (Gestão Ambiental) em seus processos de produção de água e de esgoto em Londrina. As mudas simbolizam o contrato de programa estabelecido entre a Sanepar e a Prefeitura de Londrina para a prestação de serviços de saneamento na cidade nos próximos 30 anos.

O plantio foi feito por gerentes e empregados. O Córrego Água Fresca foi o primeiro manancial de abastecimento público na cidade, na década de 1930. Ele fica nos fundos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cafezal, na região central da cidade.

Gestão Ambiental

Para a implantação da ISO 14001, parte da equipe iniciou treinamento de leitura e interpretação da norma. A ISO 14001 vai complementar o processo de busca por excelência desenvolvido pela Sanepar, que já obteve as certificações ISO 9001 (processo operacional) e ISO 31000 (gestão de riscos ambientais). “Com mais esta norma, vamos atender as metas estabelecidas neste novo contrato com a prefeitura, que prevê a melhoria constante dos processos operacionais e ambientais”, afirma o gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls.

A meta é implantar a norma até 2018, quando os processos industriais passarão por certificação interna. A ISO 14001 é uma ferramenta de melhoria de processo que tem como foco a legislação ambiental. Embora a empresa já aplique a legislação, a norma garante que esses conhecimentos sejam disseminados para todos os empregados da área operacional e que sejam elaborados procedimentos para todas as atividades de cada processo. “O técnico que trabalha no gradeamento de uma estação de esgoto, por exemplo, passa a saber os aspectos ambientais de toda a sua atividade”, explica a gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Sanepar, Solange Serpe.

O gerente Sérgio Bahls destaca que, com o sistema de gestão ambiental, além do atendimento à legislação e da disseminação dessas informações, serão criadas ferramentas de medição e controle, que possibilitam a minimização ou mesmo a supressão de impactos ambientais resultantes das atividades de saneamento.

Asimp/Sanepar

#JornalUnião

Lançamento da ISO 14001 às margens do Córrego Água Fresca - Foto: Divulgação

Empregados participam do plantio às margens do Córrego Água Fresca - Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.