Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, lançou o Programa de Educação Ambiental, que atenderá diversos segmentos ligados à área. O lançamento foi na segunda-feira (03) e a iniciativa está a cargo da Diretoria de Políticas Ambientais.

O programa envolve ações já desenvolvidas e bem-sucedidas. “Ele vem sendo formulado desde o início do ano”, disse a diretora, Fabiana Campos. “É uma grande meta dessa gestão consolidar um programa de educação ambiental voltado para o desenvolvimento e turismo sustentável, além da agricultura”, explicou.

Atribuições

Dentro desta iniciativa serão trabalhados temas como um programa estadual de educação ambiental, o apoio e parceria para educação ambiental formal, promoção da educação ambiental não formal, elaboração de conteúdo, atividades e campanhas; participação em programas nacionais e internacionais de educação ambiental, integração de sistemas das autarquias vinculadas, municípios e parcerias, Selo Escola Sustentável, Programa Parque Escola, promoção e articulação do cicloturismo e promoção da educação para os cuidados animais.

“Mobilizamos todas as secretarias de Estado que tenham correlação com esse programa, as Universidades Estaduais e todos os parceiros de grupos gestores para participarem conosco”, destacou Fabiana Campos.

Parque Escola

O Programa Parque Escola, que foi lançado originalmente em junho de 2011, será reintegrado ao programa da secretaria. O objetivo é trazer escolas para conhecer as Unidades de Conservação Estaduais e promover ações articuladas de educação ambiental formal com os princípios da sustentabilidade e a conservação da biodiversidade.

Para o secretário, Marcio Nunes, esse é um projeto de extensão à sala de aula. “Claro que o aprendizado dentro da sala de aula é muito importante, mas quando a gente faz um demonstrativo, em que as pessoas têm a condição de interagir, isto é grandioso”, enfatiza. Esse programa já atendeu mais de 62 mil alunos e envolveu mais de 2 mil professores.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, será aplicado um projeto-piloto em 7 Unidades de Conservação em diferentes regiões do Estado. Depois, será ampliado para outros espaços.

Conexão Ambiental

O projeto Conexão Ambiental é um portal da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, contendo informações de educação ambiental. No portal podem ser divulgados materiais de cunho educativo, informativo e didático-pedagógico, agenda de eventos temáticos e ações, projetos e campanhas voltadas ao meio ambiente.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.