Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Maltratar os bichos é crime, passível de prisão e multa; telefone 3372-4770 e 153 recebem este tipo de denúncia

Na próxima semana, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) inicia a segunda etapa do Projeto “Ecocidadão nas Escolas”, com palestras voltadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O tema escolhido para pautar os encontros, indicado pelos próprios alunos, foi “Maus-tratos aos animais”. Esta etapa prevê 40 encontros, até dezembro.

Na terça-feira (21), às 7 horas, participam os alunos da Escola Municipal Carlos Kraemer, localizada na Rua Tremembés, 791, no Jardim Castelo. Na quarta-feira (22), também às 7 horas, o projeto será executado na Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, que fica na Rua Vasco Da Gama, 165, São Luiz.

Segundo a professora, palestrante e idealizadora do projeto, Adriana Rodrigues Barra Rosa, os participantes serão sensibilizados sobre o tema e serão informados sobre a legislação, incluindo o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, que aponta que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com multa e pena de três meses a um ano de prisão.

Também será explicado sobre o Decreto Federal 6.514/08, que prevê, em seu artigo 29, multa de R$ 500,00 a R$ 3 mil para o indivíduo que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. “Eles também serão informados sobre como proceder, caso tenham conhecimento de pessoas que estão cometendo atos deste tipo, a fim de estimular as denúncias”, disse.

Em Londrina, este tipo de situação pode ser denunciada na Sema, no telefone 3372-4770, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, ou no 153 da Guarda Municipal nos demais horários.

Sobre o projeto

O “Ecocidadão nas Escolas” é executado pela gerência de Educação Ambiental da Sema, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Todas as escolas municipais com Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão fazendo parte do projeto. Durante a iniciativa, os alunos e as escolas recebem materiais informativos sobre o tema e, após as atividades, os professores preenchem um formulário, avaliando o projeto e sugerindo a próxima temática.

O projeto iniciou em novembro de 2017, devido à necessidade de atender o público jovem e adulto, com ações que levem informações sobre o meio ambiente. O objetivo é informar os jovens, para que eles possam transformar a realidade local dos bairros onde moram, por meio de atitudes sustentáveis. Até agora, desde que iniciou, o projeto atendeu 740 alunos.

Unidades escolares municipais e estaduais interessadas em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou ligar para o número 3372-4769.

Dayane Albuquerque/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.