Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serão plantadas 40 mudas de árvores nativas da região, como parte da recepção dos calouros do curso; objetivo é incentivar a preservação e o cuidado ambiental

Neste sábado (13), a Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) promove um trote solidário junto aos alunos ingressantes do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na recepção, os calouros participarão do plantio socioambiental de 40 árvores nativas da região. O objetivo é incentivar a preservação e o cuidado com a natureza, uma vez que o curso de Geografia tem como um de seus desígnios a educação ambiental.

Os estudantes deverão se reunir junto aos organizadores no Departamento de Geociências (DGEO) até as 8h, e de lá caminharão até a avenida Vinicius de Moraes, onde será feito o plantio, no Jardim Colúmbia, próximo à UEL. São esperados cerca de 60 alunos, ingressantes do ano letivo de 2022, que iniciou no dia 1º de agosto na Universidade.

A GEA realiza o trote solidário em parceria com o Colegiado do curso de Geografia da UEL, do Centro de Ciências Exatas (CCE), o DGEO, o Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito (GEOTMAC) e a Associação dos Profissionais Geógrafos da Região de Londrina (AGL).

Segundo o vice-coordenador do Colegiado de Geografia da UEL, o professor doutor Nilson Cesar Fraga, que está organizando a ação junto à Sema, a recepção promoverá um contato importante dos estudantes com o ambiente. “A Geografia é uma ciência que lida com as relações da sociedade com a natureza e com a cultura. Para os estudantes, poder ingressar e já ter uma atuação real junto ao município, na região em que possivelmente virão a atuar quando se formarem, é fundamental”, avaliou.

Fraga informou que a organização da recepção dos estudantes começou a ser organizada no final do semestre passado, junto à Sema e à AGL. “É a primeira vez que teremos um trote socioambiental, em parceria com a Prefeitura”, revelou. O professor afirmou que é muito positivo para os alunos poder realizar o evento junto à Sema, pois é um vínculo que abrirá novas possibilidades de colaboração pensando em ações futuras.

O curso já promoveu trotes solidários em outras áreas em anos anteriores, com ações beneficentes para asilos e creches da cidade. “Há alguns anos temos promovido recepções de calouros que incentivem a responsabilidade social, que se desvinculem dos estereótipos negativos de trotes de calouros”, comentou o professor.

De acordo com a geógrafa e servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, ao chegar na avenida Vinicius de Moraes, os participantes seguirão ao longo de toda a via plantando as mudas nos locais em que estiver faltando árvores. “Como vai ser no bairro ao lado da UEL, fica bem significativo, pois eles vão estar vendo essa demanda, essa carência na urbanização urbana”, comentou. Segundo a geógrafa, já existe arborização na região, porém há muitos intervalos, por conta de mudas que morreram.

“Vamos estar falando da importância dessa arborização urbana e qual é o papel do geógrafo nas carências da natureza e os benefícios dela para a sociedade. Então, nada melhor do que levar esses calouros para fazer algo em prol da natureza”, destacou.

Pissinati ainda contou que as espécies de árvores que serão plantadas estão dentre as que já fazem parte do rol da arborização urbana, que a Sema já utiliza para plantio nas vias públicas conforme as necessidades de cada local. “Quando o plantio é em passeio público, se tiver fiação elétrica, são colocadas árvores mais baixas, para não atingir a rede. Para o meio de avenidas, selecionamos árvores de maior porte”, explicou. A espécie que já está confirmada para o plantio é a Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa), árvore de grande porte que pode atingir de 8 a 16 metros de altura.

Os alunos que participarem receberão um certificado de 4 horas, que poderá ser usado para o banco de horas estudantis das Atividades Acadêmicas Complementares (AACs). O certificado será emitido pela Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB) Londrina.

Débora Mantovani/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.