Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

População poderá entregar qualquer quantidade de pneus durante a ação, que acontecerá no estacionamento do Parque Arthur Thomas

Com o objetivo de ajudar a população a descartar corretamente os pneus que não têm mais utilidade, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) realizará uma ação de coleta na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, das 9h às 16h. Qualquer pessoa ou empresa poderá se desfazer desses materiais de forma gratuita. Para isso, basta que o interessado leve os pneumáticos até o estacionamento da secretaria, que fica dentro do Parque Municipal Arthur Thomas, na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza.

Segundo a geógrafa da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), Mariza Pissinati, a população poderá entregar qualquer quantidade de pneus inservíveis, pois o objetivo é garantir o destino correto para os itens que estão armazenados em borracharias, oficinas, condomínios ou em áreas irregulares, como nos fundos de vale, terrenos baldios e calçadas.

Serão aceitos pneus de todos os tipos, como de bicicletas, motocicletas, carros de passeio, carriolas, ônibus, caminhões e de caminhonetes, independentemente do estado em que eles se encontrarem. Os únicos pneumáticos que não serão recolhidos são os usados em tratores e equipamentos agrícolas.

“Estamos convidando as pessoas físicas e jurídicas, os borracheiros, as concessionárias de veículos, os pequenos geradores e o cidadão para ajudar nessa campanha. Nossa intenção é promover o descarte correto dos materiais, conforme determina a Resolução 416/2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)”, explicou a geógrafa do município.

Os pneus recolhidos nesta ação serão triturados e utilizados como material energético para indústrias cimenteiras da região de Curitiba. Essa será a segunda campanha que a SEMA realiza em Londrina para a coleta de pneus inservíveis. Na primeira oportunidade, realizada em fevereiro de 2019, foram coletados 3.691 pneus.

Atualmente, o descarte regular de pneus é feito em um barracão privado, localizado na Rua Dolores Peralta, 68-B, no Parque Waldemar Hauer. Quando isso acontece, há custos para o gerador. Por isso, é comum que pequenos geradores armazenem pneus até encontrarem outras oportunidades de descarte correto. “Como normalmente há um custo para o desfazimento dos materiais, sabemos que, muitas vezes, as pessoas acabam fazendo o descarte incorreto e é isso que queremos evitar”, lembrou Pissinati.

A campanha será realizada em parceria com a empresa Xibiu Comércio e Reciclagem de Pneus, de Araucária, região metropolitana de Curitiba. Na ocasião, os profissionais da empresa especializada na coleta e destinação de pneus inservíveis estarão no local para realizar a coleta dos itens descartados.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.