A segurança no abastecimento de água de Arapongas, Apucarana e Rolândia deve ganhar um importante reforço nos próximos anos. Um investimento estimado em R$ 2 bilhões vai ampliar a infraestrutura de captação, tratamento e reserva de água que atende os três municípios, preparando o sistema para acompanhar o crescimento populacional e econômico da região.
O projeto começou a avançar com a publicação do edital internacional de licitação para implantação do Sistema de Abastecimento Integrado do Norte do Paraná (SAINP). O leilão está previsto para o dia 24 de setembro, na B3, em São Paulo.
A proposta busca ampliar a capacidade de produção de água tratada e aumentar a segurança do sistema diante da expansão urbana registrada nos municípios, reduzindo o risco de desabastecimento em períodos de maior consumo ou de estiagem.
Estrutura amplia capacidade do sistema
O novo sistema prevê a construção de duas captações de água que, juntas, poderão produzir 1.200 litros por segundo.
Uma delas será instalada no Ribeirão Apertados, com capacidade de 400 litros por segundo. A segunda será construída no Rio Taquaras, responsável por produzir até 800 litros por segundo.
Também fazem parte do projeto uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma Estação de Tratamento de Lodo (ETL), estruturas que permitirão processar todo o volume captado antes da distribuição à população.
Outro investimento previsto é a ampliação do reservatório Papa-Piri, em Arapongas, que ganhará mais 4 milhões de litros de capacidade de armazenamento. O reforço deve aumentar a autonomia do sistema e melhorar a estabilidade do abastecimento em situações de alta demanda ou durante manutenções.
Crescimento regional exige novos investimentos
O Norte do Paraná está entre as regiões que apresentam forte expansão urbana e industrial. O aumento da população, a instalação de novas empresas e o crescimento dos setores produtivos elevam a demanda por água tratada, tornando necessária a ampliação da infraestrutura de saneamento.
Com o novo sistema, a expectativa é garantir maior capacidade de atendimento nas próximas décadas, acompanhando o desenvolvimento regional e oferecendo mais segurança para moradores, indústrias, comércios e serviços públicos.
Além de reduzir a pressão sobre o sistema atual, a obra deve aumentar a confiabilidade operacional, permitindo que o abastecimento seja mantido mesmo em períodos de maior consumo.
Licitação será definida em setembro
A contratação será realizada por meio de licitação internacional. Vencerá a empresa ou consórcio que apresentar o menor valor mensal para implantação e disponibilização da infraestrutura, que posteriormente será operada pela Sanepar.
O contrato prevê que a empresa vencedora seja responsável pelo desenvolvimento dos projetos executivos, construção das estruturas e entrega dos ativos necessários ao funcionamento do sistema.
Após a conclusão da licitação e a assinatura do contrato, terão início as etapas de elaboração dos projetos e execução das obras, consideradas estratégicas para garantir o abastecimento de água no Norte do Paraná nas próximas décadas.
Com informação da AEN