Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois de um ano de intenso trabalho, os alunos das escolas integrantes do programa “A União Faz a Vida”, realizado pela instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP, entram no período de apresentações dos resultados das atividades desenvolvidas por eles em 2017, com base em temas escolhidos pelos próprios alunos e que envolvem várias disciplinas escolares.

Em Ibiporã, mais de 1.700 alunos vão ocupar o palco do Teatro Padre José Zanelli nos próximos dias 27, 28 e 29, sempre a partir das 13h30, para mostrar tudo que aprenderam nos vários temas escolhidos.

A proposta do ‘A União faz a Vida’ é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados.

Em Ibiporã, praticamente todas as escolas integram o programa. “E nosso objetivo é aumentar ainda mais esse trabalho, atingindo mais alunos porque o resultado é compensador. Com essa metodologia, os alunos realmente se envolvem na construção do conhecimento”, comenta o gerente da agência de Ibiporã, Rosiel Martins.

Os eventos de culminância começaram em setembro e prosseguem até dezembro, nas cidades das regiões Norte e Noroeste do Paraná e Leste Paulista, onde a cooperativa atua. Atualmente, o programa alcança 29 municípios, com atendimentos prestados a mais de 160 escolas, 23 mil crianças e adolescentes e dois mil professores. Em âmbito nacional, o Sistema Sicredi contempla mais de 219 mil alunos, 18 mil educadores, de 1,4 mil escolas e 274 municípios.

Elias Kauan

Em Londrina, a Escola Municipal  Elias Kauan, localizada no Conjunto Novo Amparo, fez seu evento no dia 10 de novembro e as apresentações foram bastante ricas, conforme a diretora Lucimar Pauleti Fernandes.

Cada turma fez uma expedição investigativa e surgiram temas como Prevenção à Dengue, A Arte de se Alimentar Bem; Clássicos da Literatura e Meio Ambiente. Todo o conhecimento adquirido foi apresentado em forma de teatro, música, poemas e paródias. “Foi um evento  muito bom”, classifica a diretora.

Segundo ela, a parceria com a Sicredi União tem trazido excelentes resultados para o ensino na escola. “O projeto enriquece o conteúdo curricular, cobrindo diversas áreas do conhecimento e promovendo atividades interdisciplinares que dialogam com o conteúdo de cada professor”, destacou.

Pitangueiras

Os projetos também estão sendo apresentados em Pitangueiras. Por enquanto, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antonio e o Serviço de Convivência do Fortalecimento de Vínculo apresentaram 12 e dois projetos, respectivamente. No próximo dia 30, serão a vez dos alunos do Centro Infantil Criança Feliz, com 11 projetos.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.